Da Redação (JCEditores) – O governador de Massachusetts, Charlie Baker, detalhou nessa quarta-feira, 09, o plano inicial da vacinação no estado. De acordo com o governador e as autoridades sanitárias do estado, a primeira remessa das 59.475 doses da vacina Pfizer que foi encomendada ao governo federal na sexta-feira passada serão entregues a partir de 15 de dezembro diretamente à 74 hospitais em 14 condados e ao laboratório de imunização do Departamento de Saúde Pública do Estadual.
As próximas 40.000 doses da vacina serão alocadas ao Programa de Farmácia Federal para a vacinação dos profissionais de saúde.
A vacina será distribuída em fases, começando com nossos indivíduos de maior risco e maior necessidade“, disse Baker. Ele acrescentou que a distribuição da vacina será um processo longo e os prazos podem mudar de acordo com a demanda e produção.
A primeira fase acontecerá de dezembro a meados de fevereiro, oferecendo vacinas em ordem decrescente de prioridade.
O governador disse que espera receber 300 mil doses da vacina até o final de dezembro. As primeiras vacinas, fabricadas pela Moderna e Pfizer, exigirão duas doses entre três a quatro semanas de intervalo.
Embora todas as datas e quantidades de entrega estejam sujeitas a alterações devido à aprovação e alocação federal que estão em andamento, o estado de Massachusetts planeja receber e distribuir mais de 2 milhões de doses para grupos populacionais prioritários até o final de março.
Se a primeira fase correr de acordo com o planejado, Baker disse que a fase dois começará em fevereiro.
Na fase dois, os adultos com duas ou mais comorbidades serão os primeiros na fila, seguidos por trabalhadores em áreas da educação e segurança pública, “atendentes do comercio varejista”, adultos com 65 anos ou mais e no final dessa fase, os indivíduos com apenas uma comorbidade.
A terceira e última fase deve começar em meados de abril, quando a vacina estará disponível para todos em Massachusetts.
“Embora saibamos que todos estão ansiosos pela vacina, obviamente a segurança é fundamental e primordial“, disse Baker. “A vacina não será distribuída em Massachusetts até que o FDA a aprove para uso de emergência e seja considerada segura.”
Você primeiro
Uma pesquisada MassINC Polling Group, mostra que a 83% dos residentes de Massachusetts estão dispostos a tomar a vacina COVID-19 , destes, 47% querem esperar que os outros tomem primeiro enquanto 36% dos entrevistados disseram que planejam tomar a vacina imediatamente e 7% dos entrevistados disseram que nunca tomarão as vacinas.
Os resultados da pesquisa destacam outros resultados, 38% dos residentes brancos dizem que tomarão a vacina “o mais rápido possível“, contra 28% dos residentes negros e 22% do Latinos.
Foram pesquisados 1.180 residentes em inglês e espanhol entre 18 a 25 de novembro.