JSNEWS — O prefeito de Chicago, Brandon Johnson, denunciou veementemente a nova repressão à imigração do governo Trump em Illinois, chamada Operação Midway Blitz, descrevendo-a como uma escalada inconstitucional que desrespeita o devido processo legal.Em uma série de postagens no X, Johnson disse que a cidade de Chicago não recebeu notificação sobre a iniciativa e expressou preocupações sobre o histórico da Imigração e Alfândega (ICE) e suas ligações com abusos de direitos humanos.
A Operação Midway Blitz é o mais recente exemplo do governo Trump intensificando repressões federais à imigração em cidades lideradas por democratas neste verão, citando preocupações com crime e segurança pública como justificativa. A medida atraiu fortes críticas de líderes locais — incluindo Johnson e o governador de Illinois, JB Pritzker — que argumentam que a operação pretende intimidar, em vez de reduzir o crime, observando que as autoridades federais não tentaram se coordenar com os funcionários locais.
O Departamento de Segurança Interna disse na segunda-feira que estava lançando a iniciativa em Chicago e em todo o Illinois após a morte de Katie Abraham, uma estudante universitária de 20 anos morta em um atropelamento por dirigir embriagado, supostamente causado pelo cidadão guatemalteco Julio Cucul-Bol. O departamento afirmou que “imigrantes ilegais criminosos” migraram para o estado porque as políticas de santuário de Pritzker permitiam que eles “circulassem livremente nas ruas americanas”.
Johnson disse no X que a cidade de Chicago não recebeu nenhuma notificação sobre a nova operação da ICE antes de seu lançamento. Ele afirmou que a cidade permanecia contrária a “qualquer possível aplicação militarizada de imigração sem o devido processo” e citou o histórico da ICE de “detenção e deportação de cidadãos americanos e violação dos direitos humanos de centenas de detidos”. O prefeito mencionou vários exemplos de práticas de aplicação da ICE e má conduta relatada.
Ele citou um incidente em que a ICE deportou uma criança americana com câncer renal em estágio IV para Honduras junto com sua mãe, um caso que agora é objeto de uma ação judicial. Johnson também fez referência a um relatório do escritório do senador democrata Jon Ossoff que identificou centenas de casos de abusos de direitos humanos em centros de detenção de imigrantes em todo o país.
O presidente Donald Trump escreveu no Truth Social no sábado, junto com um meme referenciando o filme de guerra do Vietnã de 1979, Apocalypse Now: “‘Eu amo o cheiro de deportações pela manhã…’ Chicago está prestes a descobrir por que é chamado de Departamento de GUERRA.”
O governador de Illinois, JB Pritzker, escreveu no X: “Isso não é sobre combater o crime. Isso requer apoio e coordenação — mas não experimentamos nada disso nas últimas semanas. Em vez de tomar medidas para trabalhar conosco na segurança pública, o governo Trump está focado em assustar os moradores de Illinois.”
O governo divulgou poucos detalhes sobre o que a Operação Midway Blitz envolverá.Ainda não se sabe se Trump enviará membros da Guarda Nacional para Chicago para acompanhar a ICE, como fez em Los Angeles e Washington, D.C., durante o verão.Pritzker disse que levará o assunto imediatamente ao tribunal se Trump enviar a Guarda Nacional para Chicago.