Da Redação – Em coletiva de imprensa nesta terça-feira , 8, o governador Charles Baker disse que vai retroceder na reabertura e vai levar o Estado de volta a fase 1 da fase 3, o Estados esta na fase 2.
“Se tudo continuar avançando nesse ritmo, simplesmente não será sustentável ao longo do tempo e nosso sistema de saúde estará em risco”, disse o governador. “Temos que fazer mais.” O governador estava acompanhado na coletiva pela vice-governadora Karyn Polito, que detalhou algumas das restrições que entrarão em vigor no vigor no domingo, 13.
“Os limites de reuniões para todos os eventos ao ar livre serão reduzidos de 100 para 50 pessoas“, disse Polito, acrescentando que as pessoas que realizam reuniões com mais de 25 pessoas devem notificar as autoridades locais de saúde com antecedência. “Esperamos que seja um fechamento temporário e que, quando os dados de hospitalização e saúde pública se estabilizarem, os fechamentos possam ser revertidos”, disse a vice-governadora.
Baker enfatizou que “é importante que todos entendam que as decisões que tomam diariamente sobre o que fazer e com quem estar terão um impacto significativo em nossa capacidade de impedir a propagação e possibilitar que as pessoas trabalhem, manter nossas escolas abertas, enquanto esperamos pela vacina, devemos manter nosso sistema de saúde forte”, disse.
O plano e tem 3 objetivos: prevenir contra a disseminação do vírus em locais fechados, aumentar o uso de máscaras e distância social e também reduzir a mobilidade e o contato com pessoas que não são familiares diretas.
- Reuniões ao ar livre são reduzidas de 100 para 50 pessoas.
- Ainda assim, as reuniões de 25 até 50 pessoas devem notificar o Board of Health da cidade antes de acontecer;
- Performances ao ar livre vão ser reduzidas a 25% ou, no máximo 50 pessoas;
- Performances em locais fechados estão proibidas;
- Shows de música em restaurantes, empresas e locais fechados estão proibidos;
- Estão reduzidas de 50% para 40% as capacidade totais nos seguintes locais: empresas de escritórios, academias, lojas, museus, bibliotecas, autoescolas e escolas de aviação, campos de golfe e até igrejas;
- Uso de máscaras em academias devem acontecer o tempo todo;
- Uso de máscaras em escritório de trabalho e empregadores devem fechar cafeterias e locais de área comum das empresas;
- Assentos de praças de alimentação dos shoppings voltam a fechar.
Para Restaurantes
- Exigido o uso de máscara a todo momento, incluindo quando se fala com garçons à mesa, a exceção quando estiver comendo ou bebendo;
- Mesas não podem ter mais do que 6 pessoas;
- O governo aconselha também só ir a um restaurante com pessoas da mesma família;
- Novo limite de tempo dentro do restaurante é no máximo 90 minutos.
O governo também anunciou que vai suspender todas as cirurgias não emergenciais nos hospitais e a partir de segunda-feira, 14, o Estado vai expandir os testes gratuitos para mais 25 cidades.