Da Redação – A governadora de Massachusetts, Maura Healey (Dem.) disse que as foças policiais de seu estado não irão colaborar com as autoridades federais caso a administração Trump (Rep.) implemente uma deportações em massa de imigrantes que vivem ilegalmente nos Estados Unidos.
Questionada por Lawrence O’Donnell, o apresentador da MSNBC, se ela colaboraria com a medida, ela foi categoria: “De forma alguma. Vamos usar todas as ferramentas disponíveis para proteger os residentes do nosso estado. Sei que teremos uma batalha árdua pela frente, mas vamos lutar”, disse Maura Healey. “Mas deixe-me dizer isso, acho importante que todos reconheçamos que haverá muita pressão sobre os estados e as autoridades estaduais.”
A deportação de indocumentados foi uma das propostas de Trump durante sua vitoriosa campanha eleitoral. Grande parte da agenda de Trump nos últimos anos tem sido centrada na imigração e na segurança fronteiriça. Ele prometeu que no primeiro dia de seu segundo mandato, ele lançará o “o maior programa de deportação da história americana.”
A governadora disse que é provável que haja litígio contra o plano de Trump.
“Acho que o ponto chave é que vamos usar todas ferramentas que dispomos para proteger os nossos cidadãos, para proteger os nossos residentes e proteger o nosso estado, e certamente manter a linha sobre a democracia e o Estado de direito como princípio básico,” disse ela.
Massachusetts tem sido um dos estados que foram prejudicados pelo aumento inesperado de migrantes vindos direto da fronteira sul. No ano passado, Healey declarou estado de emergência e pediu auxilio federal para lidar com a falta de abrigos. Ela reconheceu que as políticas de acolhimento de migrantes do Estado podem ser um atrativo que tem colaborado com crise migratória em Massachusetts.