Da Redação – A governadora do Maine, Janet Mills, informou em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira,26, que 18 pessoas morreram e 13 ficaram feridas no ataque a tiros no estado americano da Nova Inglaterra, na Costa Leste dos Estados Unidos, na noite desta quarta-feira. Janet Mills agradeceu o trabalho de policiais, que fazem neste momento uma “caçada“, com ajuda do F.B.I e de oficiais de estados vizinhos, pelo suspeito do atentado, Robert Card, de 40 anos, provavelmente armado.
Ela também agradeceu aos serviços de emergência que atenderam os feridos. Oito corpos foram identificados e oito pessoas estão feriadas em um hospital local, três delas em estado grave.
“Ainda há muitas coisas que não sabemos sobre estes ataques, mas todos os esforços das autoridades agora são para capturar o suspeito, Robert B. Card, morador da cidade de Bowdoin (também no Maine). O responsável por esta atrocidade será punido e haverá justiça para as vítimas e suas famílias”, afirmou a governadora.
Segundo William G. Ross, da Polícia Estadual do Maine, dos 18 mortos, sete foram baleados e perderam a vida na pista de boliche Just-in-Time (uma mulher e seis homens). No bar-restaurante Schemengees, para o qual ele se dirigiu em seguida, sete homens morreram a tiros dentro do estabelecimento, e um do lado de fora. Entre os que foram socorridas e levados para o hospital, três não resistiram. Até o momento, oito pessoas foram identificadas e suas famílias avisadas sobre a tragédia.
A governadora Janet Mills, do Partido Democrata, conversou duas vezes com o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris sobre a chacina. E que eles ofereceram todo apoio ao estado. Mills pediu que, nas próximas horas, a população tenha cautela.
“A população do Maine não deve abordar o suspeito em qualquer circunstância”, frisou a governadora, ressaltando que Card é “perigoso” e está provavelmente armado.
O chefe da polícia de Lewiston, David St. Pierre, expressou solidariedade às vítimas e parentes e classificou o caso como “tragédia além da compreensão”. Ele pediu aos moradores da cidade que fiquem especialmente atentos à própria segurança até a prisão do suspeito.
Suspeito segue foragido
Mais cedo, a polícia de Lewiston divulgou uma foto do suspeito de abrir fogo numa pista de boliche e num bar-restaurante. Robert Card, de 40 anos, fugiu após o tiroteio e é procurado por centenas de policiais na região, com ajuda do FBI.
Lewiston é a segunda cidade mais populosa do estado do Maine, com pouco menos de 35 mil habitantes. A população foi orientada a permanecer em suas casas devido ao risco representado por este homem “provavelmente armado e perigoso”. As motivações da chacina são desconhecidas. Segundo a CNN, que cita fontes policiais, ele é reservista do Exército, instrutor de tiro e com registros de problemas de saúde mental.