AFP – O governo dos Estados Unidos anunciou na segunda-feira (20) a abertura de uma investigação após imagens de guardas montados em cavalos e perseguindo imigrantes haitianos no Texas, na fronteira com o México, causarem espanto.
Uma foto do fotógrafo Paul Ratje, da agência de notícias France Presse, mostra um agente montado segurando um homem pela camisa e outro tentando fugir. Em outra imagem, é possível ver outro policial mostrando as rédeas de seu cavalo de maneira ameaçadora contra um grupo.
O governo americano está levando de avião haitianos que estavam acampados em uma cidade no Texas de volta para o Haiti e tenta impedir a entrada de mais imigrantes.
Cerca de 12 mil pessoas que estão acampadas perto de uma ponte na cidade de Del Rio, no Texas, devem ser deportadas. Elas entraram nos EUA pelo município de Ciudad Acuña, no México.
Imagens ‘horríveis‘
As imagens feitas perto de Del Rio “são horríveis e muito preocupantes”, declarou o democrata Bennie Thompson, presidente do comitê de Segurança Nacional da Câmara de Representantes, em um comunicado.
A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, também classificou a fotografia como “horrível“. “Não sei de todo o contexto, mas não consigo imaginar em que contexto isso seria apropriado”.
Policiais a cavalo foram enviados no domingo (19) a uma área perto do Rio Grande, na fronteira, onde milhares de imigrantes, a maioria haitianos, acamparam na esperança de serem recebidos nos EUA após entrarem no pais ilegalmente.
Raúl Ortiz, chefe da patrulha de fronteira, afirmou a jornalistas que “controlar um cavalo em um rio é difícil”. “Pedi a eles que descobrissem se as pessoas estavam em perigo”.