JSNEWS – O Procurador-geral dos Estados Unidos sob o governo Biden entrou na justiça nessa sexta-feira,30, pedindo a suspenção imediata do decreto do governador do Estados Texas, Greg Abbott, emitido na quarta-feira,28, que permite ao Departamento de Segurança Pública do Texas “parar qualquer veículo sob suspeita razoável de que possa estar transportando imigrantes indocumentados, manda-los de volta para seu ponto de origem ou então apreendê-los”.
A ação, impetrada no Tribunal Federal de El Paso, reflete o tom de advertência contida numa correspondência em que o procurador-geral Geral, Merrick Garland, enviou ao governador Abbott em que argumenta que o Texas esta usurpando e interferindo na responsabilidade do governo federal em fazer cumprir as leis de imigração.

Abbott, um republicano que enfrenta a reeleição no ano que vem, respondeu à Garland que é o governo federal que esta interferindo em suas obrigações, como governador, de proteger os residentes do Texas.
O processo é mais uma escalada no aumento das tensões entre a administração Biden e Abbott sobre as ações do governador na fronteira, que incluem a prisão de imigrantes por crimes estaduais e a construção de novas barreiras na fronteira a fim de reduzir o fluxo ilegais de pessoas na fronteira mexicana.
Grupos de direitos civis e defensores de indocumentados disseram que a ordem do Governador Abbott para que os os policiais de seu estado parem veículos suspeitos de estarem transportando indocumentados poderia incentivar a discriminação racial e restringir a capacidade dos abrigos de receber as famílias recém-chegadas.
O setor do Vale do Rio Grande é o corredor mais movimentado para travessias ilegais de imigrantes e só nessa Quarta-feira mais de 8.300 imigrantes foram encaminhados aos abrigos da Border Patrol. O tempo médio de processamento de cada imigrante é de 57 horas, disse Brian Hastings, o chefe do setor que liberou mais de 100.000 migrantes desde 1º de outubro, incluindo 9.000 na semana passada.
O Departamento de Segurança Interna informou que 646 crianças viajando sozinhas foram detidas na fronteira com o México na quinta-feira, em comparação com uma média diária de 480 nos 30 dias anteriores.