Da Redação – De acordo com a CNN, agentes da Border Patrol, a polícia americana que faz a segurança da fronteira entre Estados Unidos e México, usou gás lacrimogênio contra imigrantes que foram ‘enganado por notícias falsas’ de que a fronteira entre os dois países estava aberta no Dia Internacional dos Migrantes que foi nesta quarta-feira (18).
O incidente reportado pela CNN teria acontecido próximo acerca que que sinaliza a fronteira entre ambos os países em Ciudad Juarez no Mexico e El Paso, no estado americano do Texas.
Ao se aproximarem da cerca os guardas da fronteira usaram gás lacrimogêneo, um helicóptero voando baixo espalhou uma nuvem de poeira em uma tentativa de dissuadi-los a cruzar a fronteira.
Caravana de migrantes tenta entrar nos EUA enquanto Biden esta no poder
O receio de que o novo governo de Donald Trump possa criar algumas dificuldades para a aqueles que desejam entrar ilegalmente nos Estados Unidos também tem motivado a formação de caravanas de migrantes de diversas nacionalidades que partem do sul do México em direção a fronteira norte.
No dia internacional do Migrante, quarta-feira (18), mais uma caravana formada por milhares de migrantes partiu de Tapachula, uma cidade que fica no sul do México próximo a fronteira da Guatemala, rumo aos Estados Unidos, na expectativa de chagar a fronteira americana e pedir asilo.
“É mais seguro andar na caravana. Corremos o risco de sermos pegos pela migração ou de sermos deportados”, disse o migrante venezuelano José Enrique Contreras, um ativista migratório, à Reuters.
O ativista disse que apesar de Donald Trump retornar ao cargo o fluxo migratório não cessariam e acrescentou, “não há nenhum acordo civilizado entre os americanos e o governo mexicano sobre a questão”.