REUTERS – O inglês Lewis Hamilton venceu facilmente neste domingo o Grande Prêmio da Hungria, sua oitava vitória no circuito de Hungaroring, e tomou a liderança do Mundial de pilotos da Fórmula 1 de seu companheiro de equipe, o finlandês Valterri Bottas.
O holandês Max Verstappen, da Red Bull, ficou na segunda colocação mesmo após um drama ocorrido antes da prova. O piloto bateu o seu carro a caminho do grid de largada e, antes da partida, os mecânicos da equipe correram para deixar o monoposto em condições de disputar a prova.
Bottas chegou na terceira posição depois de uma largada ruim. Agora, ele está cinco pontos atrás do companheiro de equipe no Mundial.
Foi a 86ª vitória de Hamilton, obtida depois de sua 90ª pole position. Ele também obteve um ponto de bonificação no final da prova por ter feito a volta mais rápida. O piloto está a cinco vitórias do recorde do alemão Michael Schumacher, que tem 91.
O britânico já igualou um recorde de Schumi, o de oito vitórias em um mesmo Grande Prêmio. O piloto da Ferrari venceu oito vezes na França entre 1994 e 2006.
“Na primeira prova, tive vários problemas para os quais talvez eu não estava preparado, mas foquei de novo nas últimas duas e foi fantástico”, disse Hamilton, quarto colocado na primeira corrida do ano, vencida por Bottas.
“Neste fim de semana, estivemos muito bem em todos os momentos, e temos de tentar manter isso.”
Hamilton, vencedor do Grande Prêmio da Estíria na semana passada, tem agora duas vitórias na temporada e três seguidas na Hungria. As próximas duas provas serão em sua casa, Silverstone.
Verstappen ficou impressionado pela performance de seus mecânicos. “Pensei que não iria correr. Então ficar em segundo é como uma vitória para mim”, afirmou.
O canadense Lance Stroll, da Racing Point, ficou em quarto, seguido por Alex Albon, da Red Bull. O tetracampeão mundial Sebastian Vettel, da Ferrari, foi o sexto, com Sergio Perez em sétimo e Daniel Ricciardo em oitavo.
A zona de pontuação foi completada pelo dinamarquês Kevin Magnussen e pelo espanhol Carlos Sainz.