FSP – Explodir o carro para não arcar com uma conta caríssima de oficina parece ser uma saída de um filme de ação. Mas a realidade parece ser mais estranha que a ficção, pois foi o que o finlandês Tuomas Katainen fez com seu Tesla Modelo S 2013.
A medida drástica veio após o proprietário do carro se deparar com uma conta de US$ 22,6 mil, para trocar a bateria do veículo, ou seja, metade do valor pago pelo automóvel.
O preço da conta se tornou alto por causa de um problema na bateria do Tesla, que é específica para o carro elétrico. Depois de rodar por volta de 1.500 quilômetros com o veículo, os problemas surgiram.
Agora, os novos modelos saem de fábrica com oito anos de garantia, conforme é divulgado no site da empresa.
Entretanto, o prazo já está chegando ao final para as versões mais antigas, indicando que os donos dos carros precisarão arcar com altos valores para trocar de bateria.
O Tesla de Kaitanen ficou no mecânico por mais ou menos um mês. Os profissionais afirmaram então que não havia solução a não ser a troca da bateria.
Como efeito, o proprietário do carro se juntou a Pommijätkät, um youtube finlandês, para filmar a explosão do carro com 30 quilos de dinamite.