JSNEWS
O Departamento de Segurança Interna (DHS) determinou o reforço da segurança em centros de detenção de imigrantes e escritórios regionais nos Estados Unidos após um tiroteio em uma instalação do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE) em Dallas, Texas, na manhã de 24 de setembro de 2025. A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, ordenou o aumento das medidas de proteção, segundo Tricia McLaughlin, porta-voz do DHS, em entrevista à Fox Business.
A decisão ocorre em meio a uma série de incidentes contra instalações do ICE, em um contexto de polarização sobre as políticas de imigração do governo do presidente Donald Trump. O ICE é visto por alguns como essencial para a aplicação da lei e por outros como símbolo de políticas imigratórias rígidas. O tiroteio em Dallas resultou na morte de um detento do ICE e deixou outros dois gravemente feridos. Inicialmente, o DHS reportou dois mortos, mas corrigiu a informação.
O suspeito, identificado como Joshua Jahn, de 29 anos, foi encontrado morto no local com um ferimento a bala autoinfligido. Jahn, residente de um subúrbio de Dallas, era programador de computadores desempregado e uma acusação em 2015 por posse de maconha. Um cartuchos de munição encontrados perto do corpo tinham a inscrição “anti-ICE”, sugerindo motivação ideológica. Seu perfil no Facebook, agora deletado, exibia imagens associadas à Antifa e ao comunismo, incluindo uma foto de um militante com uma bandeira de foice e martelo.
Jahn participava de grupos online que criticavam o ICE, chamando-o de “Gestapo nazista” ou “patrulhas de escravos”. Apesar disso, seu irmão, Noah Jahn, afirmou que ele era apolítico e não demonstrava tendências violentas.
Segundo o DHS, Jahn disparou indiscriminadamente contra o prédio do ICE, atingindo uma van com detentos. Nenhum agente da lei foi ferido. O incidente foi descrito como um “ataque contra o ICE”. O diretor do FBI, Kash Patel, divulgou imagens dos cartuchos em uma rede social, reforçando a suspeita de motivação anti-ICE.
Em agosto de 2025, o mesmo centro de detenção em Dallas foi alvo de uma ameaça de bomba por Bratton Dean Wilkinson, de 36 anos, que foi detido após afirmar carregar uma bomba. Ele foi acusado de fazer ameaças terroristas. Na Califórnia, o Departamento do Xerife do Condado de San Bernardino intensificou patrulhas ao redor do Centro de Processamento do ICE em Adelanto por precaução, em coordenação com autoridades federais. As investigações, conduzidas pelo FBI, DHS e polícia local, buscam esclarecer as motivações de Jahn e possíveis conexões com grupos ou redes online.