JSNEWS – Agentes do escritório de Operações de Repressão e Remoção de Nova Orleans (ERO) detiveram 15 imigrantes indocumentados em uma operação que durou cerca de duas semanas no Arkansas.
A informação foi prestada pelo gabinete de Immigration and Customs Enforcement (ICE), do qual o ERO faz parte, de acordo com o ICE, a operação centrou os seus esforços em capturar imigrantes indocumentados que teriam antecedentes criminais e, por isso, representam um perigo para a segurança nacional ou representam um risco à segurança pública.
Vale lembrar que imigrantes indocumentados que entraram nos Estados Unidos a partir de 1º de novembro de 2020 também podem ser presos, mesmo sem antecedentes criminais.
“Usando uma abordagem investigativa organizada e metódica para a identificação, localização e prisão de não cidadãos criminosos, a Equipe de Operações de captura a fugitivos do Arkansas e os oficiais de liberdade condicional do Arkansas Community Corrections identificaram 16 indivíduos e prenderam 15 deles”, disse o ICE em um comunicado.
Salientou que entre os detidos há pessoas que não têm necessariamente uma ordem final de deportação.
Outros imigrantes teriam sido libertados do encarceramento sob fiança ou em liberdade condicional ou colocados em liberdade sob monitoramento.
Mellissa Harper, diretora do escritório local do ERO em Nova Orleans, afirmou que a detenção desses imigrantes com antecedentes criminais permite que os moradores do Arkansas fiquem mais seguros.
“O ERO continuará defendendo as leis de imigração de nosso país e priorizando ações de fiscalização contra aqueles que violam nossas leis e prejudicam nossas comunidades”, disse Harper. “Muitos dos presos nesta operação são reincidentes. O ERO removeu esses criminosos da comunidade e agora eles enfrentarão as consequências de suas ações”.