Washington, 28 de abril de 2025 (JSNEWS) – A Divisão de Investigações de Segurança Interna (HSI) do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) anunciou, no dia 22 de abril, a expansão de sua parceria com a Polícia Federal do Brasil (PF), em um esforço conjunto para combater o crime transnacional. O memorando de entendimento foi assinado na sede do ICE, em Washington, D.C., pelo diretor-adjunto de Operações Internacionais da HSI, Jeff DaRin, e pelo diretor de Cooperação Internacional da PF, Felipe Tavares Seixas.
A nova parceria visa facilitar a colaboração entre agentes e oficiais de ambos os países em investigações de alto impacto, reforçando a capacidade conjunta de enfrentar ameaças à segurança e proteger os cidadãos. “Este acordo permitirá uma colaboração fluida em investigações estratégicas, fortalecendo nossa habilidade coletiva de enfrentar ameaças e garantir o bem-estar das populações de ambos os países”, afirmou DaRin.
O memorando consolida a relação de cooperação de longa data entre a HSI e a PF, estabelecendo um arcabouço robusto para o compartilhamento direto de inteligência investigativa criminal, boas práticas e metodologias voltadas ao combate ao crime transnacional nas Américas. “A cerimônia de assinatura de hoje não é apenas um acordo formal, mas um testemunho do nosso compromisso compartilhado em combater o crime e proteger nossos cidadãos”, declarou Tavares Seixas. “Ao unirmos nossos recursos e expertise, avançaremos significativamente no enfrentamento ao crime transnacional e na proteção da segurança de nossas nações.”
A colaboração entre HSI e PF, que já ultrapassa duas décadas, tem se concentrado no combate a algumas das maiores organizações criminosas transnacionais do mundo, com ênfase em contrabando e tráfico de pessoas, tráfico de armas, exploração infantil, crimes cibernéticos e redes financeiras criminosas. Recentemente, em março, as duas instituições desmantelaram uma organização criminosa transnacional supostamente responsável pelo contrabando de centenas de indivíduos do Brasil para os Estados Unidos, com apoio de múltiplos parceiros.