Da Redação – Um dia após a cerimônia de posse oficial, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja realizar uma operação de combate à imigração ilegal em larga escala, em Chicago. De acordo com informações do Wall Street Journal, na terça-feira, 21, o US Immigration and Customs Enforcement – ICE mobilizará cerca de 200 oficiais nessa operação.
A reportagem do jornal norte-americano ouviu quatro pessoas que integram o planejamento da operação, que deve representar o primeiro passo na prometida campanha de deportação em massa de Donald Trump. A primeira etapa deve envolver imigrantes com antecedentes criminais em Chicago. Embora comece neste terça-feira, a força-tarefa deve durar toda a semana.
A equipe de transição de Trump não respondeu imediatamente a um pedido de comentário de Reuters. Mas uma fonte com conhecimento dos planos do novo governo disse que o ICE intensificaria a aplicação da lei em todo o país e isso não haveria foco especial em Chicago.
Recentemente, o nomeado por Trump para ser o “czar da fronteira”, Tom Homan, afirmou que ações contra imigrantes ilegais começariam por Chicago.
“E se o prefeito de Chicago não quiser ajudar, ele pode sair do caminho. Mas, se ele nos impedir, se ele conscientemente abrigar ou esconder um imigrante ilegal, eu vou processá-lo”, afirmou, segundo o jornal.
A imprensa norte-americana reportou ainda que outras cidades podem ter a mesma operação, como Nova York. A equipe de transição de Trump não comentou o assunto até a última atualização desta reportagem.
O combate à imigração ilegal esteve no centro da campanha de Trump na corrida para as eleições presidenciais. O presidente eleito promete a maior deportação em massa da história dos Estados Unidos.
É esperado que Trump publique uma série de ordens executivas assim que tomar posse com medidas contra a imigração. O presidente pretende enviar tropas para as fronteiras e retomar a construção do muro entre Estados Unidos e México.