JSNEWS (JCEditores)– As imagens mostrando 5.600 indocumentados que estão abrigados debaixo de uma ponte enquanto aguardam para serem levados aos centros de processamentos de imigrantes, ganharam o noticiário dos principais meios de comunicação dos Estados Unidos, a ponte fica na cidade fronteiriça de Del Rio, no sul estado do Texas. Sem duvida o registro dessas imagens é uma exibição surpreendente e alarmante da crise migratória na fronteira entre Estados Unidos e México, e foram feitos e divulgados nessa quarta-feira,15.
Em um comunicado, o prefeito de Del Rio (Texas), Bruno Lozano, afirmou na quarta-feira que: “A cidade de Del Rio está ciente da situação que se encontra as pessoas que estão abrigadas debaixo da Ponte Internacional Del Rio devido ao crescente afluxo de imigrantes em Del Rio nesses últimos últimos dias. A cidade de Del Rio continuará a divulgar informações sobre esta crise à medida que forem fornecidas.”
“O gabinete do prefeito, a cidade de Del Rio, o condado de Val Verde, o Departamento de Serviços de Saúde do Estado do Texas e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos estão trabalhando juntos para fornecer uma reposta adequada”, disse o comunicado.
A U.S. Customs and Border Protection (USBPB) emitiu uma nota também nessa quarta-feira sobre os indocumentados que estão abrigados debaixo da ponte:
“A Patrulha de Fronteira está aumentando sua força de trabalho no Setor Del Rio e coordenando esforços dentro do DHS e outros parceiros federais, estaduais e locais para facilitar um processo seguro, humano e ordeiro e prevenção de doenças, a área é sombreada sob a Ponte Internacional Del Rio que esta servindo como um local temporário de triagem enquanto os imigrantes esperam para serem levados sob custódia USBP.
Água potável, toalhas e banheiros portáteis foram entregues enquanto aguardam o transporte para uma instalação. A grande maioria dos adultos solteiros e muitas famílias continuarão a serem expulsos sob a autoridade do Título 42 do CDC, e aqueles que não podem ser expulsos sob o Título 42 e não têm uma base legal para permanecer serão colocados em processo de remoção acelerado.
As pessoas levadas para a custódia da Patrulha de Fronteira para processamento de imigração serão avaliadas caso a caso para determinações de custódia. Os requisitos legais dos EUA, os protocolos COVID-19, a capacidade de detenção e as condições de saúde das pessoas sob custódia são fatores que afetam tais determinações.”
O congressista Tony González (Republicano do Texas) abordou a situação em sua conta oficial do Facebook, dizendo: “Existem atualmente mais de 3.000 migrantes acampados sob a Ponte Internacional em Del Rio. Agentes no local dizem que isso pode levar semanas para ser resolvido. Recebemos informações de que mais pessoas estão a caminho e a cidade agora está completamente tomada enquanto a patrulha de fronteira está sobrecarregada. O presidente Biden e o secretário Mayorkas devem agir AGORA”.
Del Rio fica a aproximadamente 254 km a oeste de San Antonio.
These photos were sent to my office by local officials in Del Rio. There are currently over 3,000 migrants encamped under the International Bridge in Del Rio. Agents on the ground say this could take weeks to process, and that they’ve received intel of more people on their way. pic.twitter.com/BRoEk89mIr
— Rep. Tony Gonzales (@RepTonyGonzales) September 15, 2021