AFP – Um grupo de nove imigrantes ilegais viajou para França de jato privado nesse domingo, 13. A polícia francesa afirmou que este foi um acontecimento inédito no aeroporto de Orly, em Paris, onde pousou o jato privado. O avião, da empresa Tyrolean Jet Services, partiu de Istambul, na Turquia. “É extremamente raro fretar um jato particular para contrabandear imigrantes de forma ilegal. É preciso ter meios”, esclareceu a polícia francesa.
De acordo com o Jornal francês Le Point, os nove passageiros são curdos e solicitaram asilo político às autoridades francesas quando chegaram ao aeroporto. Os seus documentos de identificação foram encontrados no interior do avião, mas tinham sido rasgados em pequenos pedaços. As investigação das autoridades francesas estimam que os imigrantes curdos pagaram 30 mil euros no total pelo voo de Istambul para Paris. “É uma estimativa baixa com base nas tarifas oferecidas pela empresa”, acrescentou a polícia.
O Ministério Público de Créteil assumiu o caso. A Tyrolean Jet Services poderá ser multada por ter desembarcado estrangeiros que não são cidadãos de um estado-membro da União Europeia em solo francês e sem documentos de viagem ou vistos.