JSNEWS – Muitos imigrantes indocumentados que estão abrigados nos centros de acolhimento ou em hotéis transformados em abrigos autoridades da cidade de Nova York estão se queixando da má qualidade dos alimentos que lhes são fornecidos pela prefeitura de NY.
Por sua vez, o prefeito Eric Adams reitera que sua administração está fazendo o possível para oferecer às pessoas uma refeição saudável e até equilibrada.
Desde o ano passado, a cidade está abrigando milhares de imigrantes indocumentados enviados de ônibus dos estados fronteiriços do sul.
O grande afluxo de imigrantes levou a cidade a alocar recursos para pagar vários hotéis de tal forma que ninguém fique desabrigado. No entanto, longe de resolver o problema, que parece aumentar dia a dia, à medida que novos imigrantes continuam a chegar a NY.
A polêmica sobre a alimentação surge principalmente de mães que se queixam da má qualidade dos alimentos.
“Às vezes, a comida cheira mal. Está podre. E toda vez que as crianças comem, é como se tivessem intoxicação alimentar”, disse Diana, mãe de dois filhos que, depois de vários dias hospedada em um hotel criado como abrigo, concordou em uma entrevista à rede Telemundo.
A pediatra Kendall Rao, que cuida de várias crianças nos abrigos temporários, emitiu um comunicado alertando sobre problemas gastrointestinais que estão aparecendo.
“Entre os pacientes pediátricos que buscam asilo, houve um aumento no número de crianças que relataram problemas gastrointestinais, como falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia e constipação. Muitas dessas crianças pequenas parecem estar tendo dificuldade em se adaptar à comida. Parece estar causando um choque em seus sistemas digestivos em desenvolvimento”, disse a carta.
@nyccouncil held a Committee of the Whole oversight hearing on 12/19 to examine the City’s response & delivery of services to our newly arrived migrants. I highlighted that children in my district’s shelters reported feeling sick from meals provided by a well known food vendor. pic.twitter.com/HuJAiqKtC8
— Council Member Julie Won (@CMJulieWon) December 20, 2022
Nesse sentido, Julie Won, vereadora e que preside a Comissão de Contratos, anunciou que vários dos hotéis estão recebendo menos de R$ 4 dólares para que as pessoas que abrigam recebam três rações de comida por dia.
“Você pode imaginar o que isso significa? Se for US $ 3,44 para três refeições, o que isso significa por prato? Você pode imaginar quais devem ser esses alimentos?”, questionou recentemente diante de várias comunicações, ao avisar que está prevista uma audiência sobre o assunto.