EFE – Dezenas de incêndios na costa oeste dos Estados Unidos cresceram ao longo das últimas horas nos estados de Washington, Califórnia e Oregon, em meio à intensa onda de calor que atinge a região, na qual as temperaturas chegaram perto de 50 graus Celsius.
Segundo dados do Departamento Florestal e de Proteção de Incêndios da Califórnia, conhecido como Cal Fire, os bombeiros no estado combatem as chamas de três “grandes incêndios” e mais uma dúzia de incêndios menores, que juntos queimaram mais de 6.300 hectares.
O maior da Califórnia neste momento, que queimou cerca de 5.400 hectares até agora, se encontra no condado de Siskiyou, perto da fronteira com o Oregon. No tweet abaixo, o portal local San Francisco Chronicle afirma que autoridades do condado alertaram as pessoas que moram ao norte da cidade de Weed para se prepararem para evacuar a área.
As chamas do “Incêndio de Lava“, como o fenômeno foi apelidado, provocaram a evacuação de mais de 10 mil residentes por receio de chegarem a zonas residenciais próximas. Os esforços de contenção conseguiram reter 20% deste fogo.
The Siskiyou County Sheriff’s Office alerted people living north of Weed to be prepared to evacuate the area as the Lava Fire grew Sunday to 410 acres. https://t.co/Yv0YiDcWo7 pic.twitter.com/iDMQAkLbuD
— San Francisco Chronicle (@sfchronicle) June 28, 2021
A Califórnia viveu em 2020 o pior ano da sua história em número de incêndios e área queimada, com 1.618.742 hectares arrasados. Segundo Cal Fire, o estado sofreu mais de 9.900 incêndios no ano passado, cerca de 10.500 estruturas foram danificadas e 33 mortes relacionadas com incêndios foram confirmadas.
Por outro lado, o Departamento de Florestas do Oregon, estado onde há uma dúzia de incêndios ativos, decidiu fechar vários parques naturais “até que o risco diminua para moderado”, de acordo com um comunicado divulgado nesta terça-feira (29).
O Departamento de Recursos Naturais do Estado de Washington previu na segunda-feira (28) “uma complicada temporada de incêndios florestais após uma primavera pior do que o habitual”, uma situação que agora, com temperaturas elevadas, se agravou.
Seattle, a maior cidade do estado, atingiu 42,2 graus Celsius na segunda-feira, a temperatura mais elevada registrada desde 1945, segundo o Serviço Meteorológico Nacional. Em Portland, entretanto, o termômetro alcançou 46,6 graus, outro recorde.