JSNEWS – O juiz federal do Texas, Drew Tipton, estendeu a ordem para bloquear temporariamente a diretriz do presidente Joe Biden que impede as deportações de imigrantes por mais duas semanas. Em sua decisão, o juiz disse que considerou necessário prorrogar a ordem argumentando que a moratória nas deportações seria um “dano potencialmente irreparável” ao Texas caso estas fossem paralisadas. A restrição à ordem executiva deveria expirar ontem, terça-feira, 09.
“O Tribunal concede ao estado do Texas o pedido de prorrogação. A ordem de restrição temporária é válida por 14 dias até 23 de fevereiro de 2021”, afirmou o juiz distrital Drew Tipton em sua decisão.
A moratória nas deportações foi emitida por Biden horas após sua posse em 20 de Janeiro e suspendia, por 100 dias, as deportações de imigrantes que estavam sujeitos à expulsão do país de acordo com as atuais leis migratória dos Estados Unidos. O procurador-geral do Texas, Ken Paxton (R), abriu o processo no mês passado, poucos dias após o Presidente imitir a ordem executiva.
A ACLU – American Civil Liberties Union, representando dois grupos de defesa de imigrantes no Texas, interveio no processo, argumentando que o estado não tem a autoridade para intervir nas decisões do DHS sobre as deportações. “As implicações desse processo são abrangentes: o Texas reivindica um veto efetivo sobre a política nacional de imigração e busca derrubar os primeiros passos de um novo governo no sentido de definir uma política nacional poucos dias após sua posse”, disse a ACLU em um comunicado sobre a suspenção da ordem do Biden. “Mas esta não é apenas uma luta entre governos pelo poder soberano; este caso envolve sérios riscos humanos.”