Da Redação – Durante sua viagem de campanha por vários estados considerados importantes para as eleições presidenciais de 5 de novembro, a vice-presidente Kamala Harris (DEM.) manifestou seu apoio à reforma das leis migratórias dos Estados Unidos que, segundo ela, estão ultrapassadas e prometeu oferecer um caminho à cidadania aos imigrantes indocumentados.
“Sabemos que o nosso sistema de imigração está falido e sabemos o que é necessário para corrigi-lo, uma reforma abrangente que inclua, sim, uma forte segurança fronteiriça e um caminho para a cidadania“, disse Kamala Las Vegas, no estado americano de Nevada.
Em outras ocasiões Kamala expressou seu apoio à reforma da imigração e até mesmo o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer (DEM. New York) reconheceu isso o vice-presidente apoiaria um projeto de lei isso oferece opções de legalização para imigrantes indocumentados.
Kamala culpou o ex-presidente Donald Trump (REP.) por “falar muito sobre segurança fronteiriça mas não se envolver na resolução da questão migratória“.
A Democrata lembrou o projeto de lei bipartidária que esta no Senado e que propõe incrementar a segurança nas fronteiras além de modificar regras sobre pedidos de asilo e outras proteções.
“No início deste ano, tivemos a oportunidade de aprovar o projeto de lei bipartidário de segurança fronteiriça, mas Donald Trump rejeitou o projeto, porque ele pensou que isso não o ajudaria a ganhar uma eleição”, Harris acusou. “Bem, quando eu for presidente, assinarei esse projeto de lei para torná-lo em lei”.
Organizações civis celebram Kamala
Organizações civis proeminentes, como o Immigration Hub, destacou a promessa de Kamala à reforma da imigração durante a campanha presidencial. “Durante a campanha no Arizona e Nevada, a vice-presidente Kamala Harris destacou o seu apoio a uma abordagem popular da imigração que inclui uma ‘forte segurança fronteiriça’ e um caminho para a cidadania’”, observou o grupo.
America’s Voice expressou simpatia a fala da vice-presidente e destacando a intenção da candidata em assinar a reforma da imigração caso seja eleita.
Douglas Rivlin, diretor sênior de Comunicações da America’s Voice, mostrou algumas diferenças entre Kamala e Trump em questões migratórias.
“Kamala Harris adota uma abordagem diferente de Donald Trump quando se trata de enfrentar o desafio da reforma da imigração”, disse Rivlin. “Kamala está deixando bem claro que, para modernizar nosso sistema de imigração, devemos resolver questões fronteiriças e estabelecer canais legais e vias de cidadania ordenados e vitalmente necessários para os imigrantes há muito estabelecidos”.
Rivlin até destacou o declínio nos encontros com imigrantes na fronteira após uma ordem executiva emitida pelo presidente Joe Biden.
“Com detenções fronteiriças em declínio e o candidato da oposição prometendo deportar milhões de pessoas, ao mesmo tempo que destrói famílias e empregos, há uma oportunidade para a vice-presidente definir seu oponente como alguém que não tem uma solução para a imigração”, disse o porta-voz. “É importante que Kamala continue na ofensiva e promova políticas populares que se conectem melhor com a maioria do eleitorado do que a visão distópica e perigosa oferecida por outros”.