JSNEWS – Um vídeo capturado por uma testemunha parece mostrar pelo menos três pessoas ‘supostamente‘ pegando itens das prateleiras de uma loja da Walgreens em São Francisco, no estado da Califórnia, e depois saírem sem pagar por esses itens.
O vídeo de 41 segundos se tornou ‘viral’ e foi exibido mais de 1,6 milhões de vezes em várias plataformas de mídia social. O vídeo mostra uma mulher de jaqueta rosa pegando itens de uma prateleira e colocando-os em um saco uma outra mulher perto dela também parece estar fazendo o mesmo. As duas mulheres então vão para outras partes da loja para supostamente pegar mais itens.
Os saqueadores continuam fazendo o arrastão selecionando os itens das prateleiras enquanto os compradores observam.
Usuários das redes sociais disseram que o arrastão aconteceu em uma loja Walgreens em Millbrae, Califórnia, nos arredores de São Francisco.
A polícia de São Francisco e o Gabinete do Xerife do Condado de San Mateo não deu outros detalhes sobre o vídeo.
Ver essa foto no Instagram
São Francisco tem lidado com um aumento desse tipo de atividade criminal. E de acordo com a National Retail Federation (NRF), os arrastões custam aos varejistas US$ 720.000 para cada US$ 1 bilhão das vendas realizadas em 2020. Além disso, 69% dos varejistas pesquisados pela NRF em 2021 relataram aumento nos roubos organizados (arrastões) no varejo em relação ao ano anterior.
“As razões citadas para o aumento incluíram a exploração de novas oportunidades de roubo durante a pandemia COVID-19, aumento dos limites para que os ladrões roubem livremente e respondam por contravenção, e o crescimento de vendas online de produtos roubados”, observou a NRF em seu site.
A promotora do distrito de São Francisco, Chesa Boudin, está atualmente enfrentando uma eleição de recall marcada para 7 de junho. O Comitê de Recall Chesa Boudin afirma que a promotoria falhou em aplicar leis criminais e responsabilizar os criminosos.
“Sob Boudin, eleito em novembro de 2019, o sistema de justiça criminal da nossa cidade foi destruído”, diz um comunicado no site do grupo que organiza o Recall. “Os criminosos são encorajados por falta de responsabilização; os criminosos presos são simplesmente soltos, cometem mais crimes e, infelizmente, muitos são mortais.”