JSNEWS – Uma pesquisa divulgada nesse domingo, 30, pela ABC News/IPSOS constatou que a maioria dos americanos, 76%, quer que “todos os possíveis candidatos” sejam avaliados para preencher a vaga do Juiz juiz Stephen Breyer na Suprema Corte, contra 23% que disseram querer que o presidente Joe Biden priorize apenas mulheres negras.
Entre os entrevistados, quase todos os eleitores republicanos disseram que querem todos os candidatos considerados, enquanto pouco mais da metade dos democratas responderam da mesma forma.
A pesquisa foi realizada entre 510 adultos entre 28 e 29 de janeiro e teve uma margem de erro amostral de mais ou menos 4,9 pontos percentuais.
A última pesquisa vem poucos dias depois de Biden prometer manter sua promessa de nomear uma mulher negra para a Suprema Corte pela primeira vez na história dos EUA, chamando a decisão de “muito atrasada”.
“Eu fiz [nomear uma mulher negra para a Suprema Corte] um compromisso durante minha campanha para presidente, e manterei esse compromisso”, disse Biden ao anunciar a aposentadoria de Breyer na quinta-feira. “Eu vou fazer o que eu disse que faria. Cumprirei meu dever de escolher uma justiça, não só com o consentimento do Senado, mas com seu conselho.”
Biden acrescentou que a vice-presidente Kamala Harris, será essencial para ajudá-lo a escolher um candidato.
“Ela é uma advogada excepcional, ex-procuradora-geral da Califórnia e ex-membro do Comitê Judiciário”, disse ele. “Ouvirei atentamente todos os conselhos e estudarei os registros e casos anteriores cuidadosamente.”
Embora Biden não tenha feito nenhum anúncio sobre quem são os líderes para a nomeação, houve especulações de que a juíza J. Michelle Childs, do Tribunal Distrital dos EUA na Carolina do Sul, a juíza Ketanji Brown Jackson, do Tribunal de Apelações dos EUA para o Circuito D.C. e a juíza Leondra Kruger, da Suprema Corte da Califórnia, estão entre três mulheres negras sob séria consideração.
O presidente disse que anunciará uma nomeação até o final de fevereiro, e provavelmente começará a se reunir com potenciais candidatos na próxima semana. Como os democratas atualmente detêm a maioria no Senado, é improvável que quem ele escolher enfrente dificuldades do partido em ser confirmado.
No entanto, alguns republicanos já indicaram que vão pressionar contra a escolha de Biden. A senadora Susan Collins (R-ME) disse no domingo que o processo de Biden até agora tem sido “desajeitado na melhor das hipóteses”, enquanto o senador Roger Wicker (R-MS) disse que o candidato provavelmente será um “beneficiário” de ações afirmativas que “interpretarão mal a lei“.
Breyer foi nomeado para a alta corte pelo ex-presidente Bill Clinton, e serviu de forma liberal por mais de 27 anos. Sua decisão de se aposentar após este mandato tem sido vista como um movimento estratégico para que seu sucessor possa ser substituído por um presidente democrata.
“Nosso processo será rigoroso”, disse Biden na quinta-feira. “Selecionarei um candidato digno do legado de excelência e decência do juiz Breyer.”