JSNEWS (Junot)- Uma pesquisa publicada nessa quinta-feira, 15, pelo Centro de Pesquisa Pew em relação a percepção da situação na fronteira entre o México e os Estados Unidos pelos eleitores americanos contatou que 57% dos pesquisados disseram que o grande número de imigrantes que procuram entrar no país gera mais crimes. Em outras palavras, a maioria dos americanos vincula o crime ao recente aumento da imigração na fronteira sul.
Isso chamou minha atenção porque contradiz anos de estudos sobre o que realmente aconteceu após a chegada de imigrantes às comunidades dos Estados Unidos. Muitos pesquisadores concluíram que não há relação entre imigração e crime. Alguns chegaram a concluir que os imigrantes têm menos probabilidade de cometer crimes do que os nascidos nos Estados Unidos.
Criminalidade e imigração não foi o foco da recente pesquisa da Pew, o instituto apenas ofereceu aos entrevistados uma oportunidade para comentar sobre suas percepções para a fronteira sul.
Quando os entrevistados foram questionados especificamente sobre o impacto do fluxo de imigrantes e criminalidade, algumas diferenças foram observadas entre Democratas e Republicanos: 85% dos Republicanos vincularam a criminalidade ao aumento migratório, em comparação com 31% dos Democratas que fizeram essa mesma relação.
A pesquisa também revelou que 39% dos americanos não acreditam que o aumento da migração tenha impactos na criminalidade.
O relatório de Pew é baseado em uma pesquisa com 5.140 adultos realizada entre 16 e 21 de janeiro.
A publicação da pesquisa ocorreu após vários casos criminais de grande repercussão nacional ocorridos na cidade de Nova York nos quais imigrantes, recém chegados da fronteira sul, “estiveram supostamente envolvidos”, em ataques a policiais na Times Square e uma série de assaltos, tiroteios e roubos de telefones celulares. A onda de crimes dessa natureza tendo como autores “supostos imigrantes” levaram o comissário da polícia de NY a declarar em uma conferencia de imprensa que “uma onda de crimes cometidos por de imigrantes” havia “tomado conta da cidade”.
O prefeito Eric Adams, que é Democrata, enfatizou que a maioria dos imigrantes recém-chegados a Nova York não está cometendo crimes. “A esmagadora maioria dos mais de 170.000 imigrantes e requerentes de asilo estão tentando continuar a próxima etapa de sua jornada em busca do sonho americano. Mas aqueles que cometerem crime serão tratados como qualquer outro criminoso nesta cidade “, disse ele. “Esse pequeno número de pessoas está violando a lei e tendo um enorme impacto em nossa segurança pública, e é por isso que nos concentramos nelas”.
Na pesquisa apenas 18% disseram que o governo federal “está fazendo um bom trabalho” ao administrar o modo como lida com a imigração na fronteira dos Estados Unidos co o México, enquanto 80% diz que as autoridades federais estão fazendo “um mau trabalho”.
As visões republicanas são as mais negativas em relação a imigração, 89% daqueles que disseram alinhados com o partido Republicano disseram que a administração federal a esta fazendo um mau trabalho na fronteira com o México.
Enquanto 73% dos pesquisados que disseram alinhados com o partido Democratas disseram que o governo Biden não esta gerenciado a questão fronteiriça de modo satisfatório.
Para acessar a pesquisa completa do Pew Research Org clique aqui.