JSNEWS – A governadora de Massachusetts, Maura Healey, anunciou a “Semana Preparatório para Furacões” no estado, que acontece nos próximos dias, enquanto a primeira tempestade da temporada atravessa os Estados Unidos.“Com os furacões ficando mais frequentes e intensos, quero incentivar todos que moram ou visitam Massachusetts a aproveitarem essa semana para se planejar e garantir a segurança”, disse Healey. “No ano passado, a temporada de furacões causou estragos no sudeste do país, e o furacão Helene mostrou que essas tempestades podem atingir com força até áreas bem longe da costa.”
Nos últimos anos, Massachusetts sentiu o impacto de tempestades significativas. Em 2021, por exemplo, os resquícios do furacão Ida trouxeram chuvas intensas e inundações para partes do estado, causando danos a propriedades e interrupções no trânsito. Em 2022, a tempestade tropical Henri também provocou alagamentos e quedas de energia em várias cidades, especialmente na região costeira. A campanha, que vai de 6 a 12 de julho, tem como objetivo reforçar a importância de se preparar para furacões e tempestades tropicais, segundo o governo estadual.
Na região da Nova Inglaterra, esses eventos costumam ser mais comuns entre agosto e setembro. A temporada de furacões no Atlântico vai de 1º de junho a 30 de novembro, e a NOAA prevê uma temporada “acima do normal” este ano, com 13 a 19 tempestades nomeadas. Em 2024, foram 18 tempestades.
O anúncio veio logo após a Tempestade Tropical Chantal, a primeira da temporada, atingir a Carolina do Sul. A Agência de Gerenciamento de Emergências de Massachusetts (MEMA) vai usar a semana para divulgar dicas práticas e materiais informativos, ajudando pessoas, famílias, empresas e cidades a se protegerem contra os perigos das tempestades. A vice-governadora Kim Driscoll alertou que tempestades tropicais podem trazer “ventos fortes e inundações em qualquer lugar, de Provincetown a Pittsfield”. Para a campanha, a MEMA publicou dicas de segurança online, criou kits de preparação para furacões em vários idiomas e fez parcerias para exibir mensagens de conscientização em outdoors digitais e ônibus. A MEMA também está se preparando, com treinamentos e o uso da ferramenta online Hurrevac, que ajuda a organizar evacuações locais.
A diretora da MEMA, Dawn Brantley, destacou que é hora de tomar medidas simples e baratas. “Comece com o que você já tem: faça um plano de emergência que inclua todo mundo e monte um kit com itens básicos, que você pode juntar aos poucos”, sugeriu Brantley. “Se preparar não precisa custar caro, mas pode salvar vidas.”
O governo recomenda que os moradores saibam qual é a sua zona de evacuação, façam um plano de emergência com formas de comunicação, evacuação e abrigo, preparem um kit para três a cinco dias sem energia e se mantenham informados por diferentes canais de alertas.
O residentes em Massachusetts podem acessar informações por sistemas de notificação locais, pela linha 211 do estado, pelo Sistema de Alerta de Emergência, pela Rádio Meteorológica da NOAA ou na página de alertas de emergência do site mass.gov.