Da Redação – Cerca de 3,1 milhões de pessoas em Massachusetts já possuem uma carteira de motorista ou cartão de identificação compatíveis com o Real ID, e a demanda por agendamentos no Registro de Veículos Motorizados (RMV), necessários para obtê-los, está elevada antes do aguardado prazo final de maio.
A partir de 7 de maio de 2025, licenças ou cartões de identificação padrão que não sejam compatíveis com o Real ID federal não serão mais aceitos como documento de identificação para viagens aéreas domésticas ou para ingresso em prédios federais e usinas nucleares. Aqueles sem Real IDs precisarão apresentar um passaporte junto com sua licença ou cartão de identificação.
Massachusetts oferece licenças e cartões de identificação compatíveis com o Real ID desde 2018, e atualmente cerca de 56% das credenciais válidas no estado estão em conformidade com esse padrão, conforme informou Colleen Ogilvie, da Registrar of Motor Vehicles, nessa quarta-feira, 19.
Essa taxa de adoção está abaixo da maioria dos estados — Ogilvie disse ao conselho do Massachusetts Department of Transportation (MassDot) que 26 estados têm taxas de adoção mais altas, 10 estão na faixa de 40% a 59% junto com Massachusetts, e 19 estados apresentam taxas menores. Isso também reflete um crescimento modesto no último ano. Em fevereiro de 2024, Ogilvie informou aos legisladores que a taxa de adoção do Real ID era de 54%. “Essa tem sido uma longa jornada desde que os requisitos originais foram emitidos em 2005. Alguns estados aprovaram legislações para proibir a emissão de Real IDs, enquanto outros aprovaram leis exigindo apenas a emissão de Real IDs. Há estados por aí, dos quais não me recordo de imediato agora, que estão com 98% de conformidade porque só emitem Real IDs”, afirmou ela.
A apresentação de Ogilvie ao conselho do MassDOT indicou que a meta do estado é alcançar 60% de adoção do Real ID até o início da fiscalização federal em 7 de maio.