Da Redação – O médico brasileiro Leonardo Riella comandou o primeiro transplante de rim de um porco, geneticamente modificado, para um paciente humano vivo. A cirurgia inédita foi realizada no Hospital Geral de Massachusetts, em Boston onde o médico atua. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (21).
O paciente, um homem de 62 ans, morador da cidade de Weymouth, em Massachusetts, tem diabetes tipo 2 e hipertensão ele fazia diálise. Segundo a equipe médica, ele está se recuperando, e os primeiros sinais são promissores. Caso a recuperação seja total, essa cirurgia pode ser uma esperança para a espera angustiante pelo órgão.
Mais de 100 mil pessoas aguardam um transplante de órgão nos Estados Unidos, principalmente de rim.
O xenotransplante, que é a implantação do órgão do animal em humanos, vem sendo estudado há décadas. O maior desafio é a resposta do sistema imunológico que rejeita o tecido estranho. O rim de porco foi fornecido pela eGenesis de Cambridge, em Massachusetts, e veio de um porco doador que foi geneticamente modificado. Em setembro de 2021, cirurgiões do Hospital Langone, em Nova York, realizaram o primeiro transplante de rim de porco do mundo em uma pessoa com morte cerebral.