JSNEWS – Os médicos que trabalham nos centros de queimados nos estado do Arizona e Nevada estão alertando sobre ferimentos causados pelo contato com pavimentos superaquecidos e outras superfícies, já que a primeira onda de calor extremo do ano se estende pelo oeste dos Estados Unidos.
Um sistema de alta pressão deve elevar as temperaturas acima de 115 graus Fahrenheit (46 Celsius) nesta semana em Las Vegas e Phoenix. Autoridades de saúde aconselharam as pessoas a ficarem atentas ao asfalto quente, às calçadas e até mesmo à areia do deserto.
Em outros estados os alertas de calor se estenderam dos vales centrais e interior da Califórnia até o extremo norte de Montana e Wyoming, onde as máximas previstas de 109 graus (43 Celsius) na terça-feira devem quebrar recordes.
Esses estados do norte devem ter alívio no meio da semana, mas nenhuma trégua é esperada para Arizona, Utah, Nevada e partes da Califórnia. Os avisos de calor excessivo do Serviço Meteorológico Nacional vai até o fim de semana para esses estados. As altas temperaturas serão agravadas pela falta de uma pausa na onda de calor que os meteorologistas classificaram como um evento “raro, perigoso e mortal”.
O serviço de emergência para atendimento de queimados em Phoenix, no Arizona, atendeu 104 pessoas no auge do verão entre Junho a Agosto de 2020 com queimaduras graves devido ao contato com superfícies escaldantes, desses, sete morreram.
No Centro de Tratamento de Queimados da Universidade de Las Vegas, as lesões causadas pelo asfalto quente são tão comuns que os funcionários chamam os meses de verão de “temporada de queimados”. Ao todo, 13% das queimaduras graves atendidas no centro de tratamento de queimados são decorrentes do contato com superfícies quente.
Os idosos correm o maior risco de quedas que podem causar queimaduras graves, assim como as pessoas com problemas de saúde, como neuropatia ou perda de sensibilidade nos pés.
Bebês e crianças pequenas são especialmente suscetíveis, uma vez que sua pele é mais sensível e eles não conseguem sair de uma superfície quente com tanta rapidez.
Aos pais, os especialistas recomendam que as crianças usem sapatos adequados e que façam o “teste de toque” antes de permitir que subam no equipamento que podem estarem quentes demais para prevenir queimaduras acidentais.