JSNEWS – Um cidadão mexicano foi condenado nessa terça-feira, 01, a 33 meses de prisão por transportar ilegalmente um menor desacompanhado do México para os Estados Unidos, informou o Departamento de Justiça do estado do Texas.
O mexicano Victor Manuel Monsiváis, de 67 anos, foi preso em 30 de julho de 2019, em um estacionamento em San Antonio, Texas, enquanto transportava um menino de 8 anos que viajava sem parentes.
De acordo com a investigação, Monsiváis pretendia entregar a criança a uma outra pessoa envolvida no contrabando de menores do México para os Estados Unidos.
Agentes especiais da Homeland Security Investigations (HSI), bem como oficiais do Departamento de Polícia de San Antonio (Texas), capturaram o homem quando ele pretendia entregar a criança para uma outra pessoa.
Em 19 de agosto de 2021, Monsiváis foi considerado culpado por um júri federal no Texas por uma acusação de transporte ilegal de estrangeiros.
“Estou especialmente grato pelos esforços determinados que foram feitos para resgatar a criança neste caso”, disse a procuradora dos EUA Ashley C. Hoff em um comunicado.
No mesmo caso, Élida Kassandra Moreno, 28, cidadã americana e Nery Urióstegui Domínguez, 28, cidadão do México, se declararam culpados por transportar ilegalmente cidadãos de outras nacionalidades do México para os Estados Unidos e abriga-los.
Moreno foi condenado a 36 meses de prisão e Urióstegui foi condenado a 18 meses de prisão.
OBS – “Coiote” é como são conhecidas os agentes que introduzem pessoas de modo ilegal pela fronteira que divide dois países, como a fronteira entre México e Estados Unidos.