Da Redação – Na última segunda-feira (24), a Secretaría de Seguridad y Protección Ciudadana de México informou que 42 imigrantes brasileiros em situação irregular, foram detidos no estado mexicano de Yucatán. O grupo formado por 16 homens, 16 mulheres e dez menores, foi detido em uma caminhonete na cidade de Maxcanú e levados ao Instituto Nacional de Migrações – INM, o veículo era conduzido por um mexicano de 63 anos que foi levado para uma delegacia local para prestar depoimento.
O caso não é isolado. No último dia 14, mais nove brasileiros, sendo dois deles crianças, foram detidos também em Yucatán. Eles estavam em um grupo de 155 migrantes, a maioria proveniente da Guatemala.
Em entrevista recente a jornais locais, a diretora do INM local, Carmen de los Santos Robledo, confirmou que Yucatán tem se mostrado uma nova rota para a migração ilegal.
O México é um ponto intermediário para pessoas que desejam ingressar nos EUA. De outubro passado a março deste ano, mais de 1,2 milhão de pessoas foram detidas na fronteira dos EUA com o México por tentar entrar no país sem documentação necessária.
O número representa uma alta em relação aos mesmos períodos de anos anteriores. Ainda assim, a apreensão de brasileiros foi, até aqui, relativamente menor. Entre outubro de 2022 a março de 2023, 8.000 brasileiros foram apreendidos na fronteira sul, no mesmo período do ano anterior, a Boder Patrol dos USA detiveram cerca de 29 mil brasileiros tentando entrar ilegalmente no país pela fronteira mexicana.
Com informações Folhapress, Sol Yucatán e Novedades Yucatán.