JSNEWS – Pelo segundo dia consecutivo uma caravana de migrantes composta por cerca de 6.000 pessoas, incluindo mulheres e crianças, continuou sua marcha de Chiapas, no sul do México, em direção a capital mexicana e posteriormente seguirão em direção norte para cruzar a fronteira dos Estados Unidos onde esperam serem acolhidos pelo presidente Biden.
New Migrant Caravan in #Mexico breaks through Mexican security forces in route to the United States. pic.twitter.com/lOOhaiqz1G
— Gabriel Hébert-Rouillier (@Gab_H_R) October 24, 2021
A marcha denominada “Por liberdade, dignidade e paz” retomou a caminhada na manhã de domingo e chegaram em Huixtla, no estado de Chiapas.
Os milhares de migrantes, em sua maioria originários do Haiti, El Salvador, Honduras e Guatemala, buscam ser ouvidos e regularizar sua permanência no México para ter a possibilidade de chegar aos Estados Unidos.
No sábado, durante o início da viagem os imigrantes conseguiram romperam uma barreira de segurança guarnecida pela Guarda Nacional do México e por agentes do Instituto Nacional de Migração (INM).
Durante a ação slogans como “Sim, podemos, sim podemos!” foram entoados quando avançaram sobre a linha defensiva montada por agentes de segurança e entre empurrões, golpes e gritos, a numerosa massa formada por estrangeiros conseguiram superar as autoridades, o conflito durou cerca de 20 minutos, várias mulheres e crianças receberam atendimento medico.
Após o incidente, os imigrantes continuaram seu avanço, vigiados a distancia por agentes de segurança cujo trabalho é observado por funcionários da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH).