Por: José Soares Leite – O Evangelho é o elo da redenção eterna que faz a ligação do homem a Cristo (2Ts 2.14). Missão é a ponte que leva o Evangelho ao homem perdido para que ele receba a redenção eterna em Cristo (Rm 3.24). No primeiro está a essência do poder de Deus para a salvação bendita (Rm 1.16). No segundo está o meio para que o homem seja alcançado e resgatado à Deus (Rm 10.13-15).
Como sabemos, a igreja foi edificada por Jesus Cristo como a agência do Reino de Deus na terra (Mt 16.18). Tanto para congregar os salvos em Cristo, quanto para executar a missão da sublime tarefa da evangelização do mundo (Mt24.14; Mt 29.19). Missões é vida e a maior expressão da vontade de Deus para que ninguém se perca, mas seja salvo (Jo 6.39; 1Tm 2.3-4). Como entender esse propósito de Deus. Voltemos há dois mil anos atrás, num lugar chamado Palestina. Ali vimos pela primeira e única vez o Evangelho das boas novas sendo anunciado pelo Próprio Deus em forma humana (Jo 1.1- 2,14; Lc 4.18). Seu nome Jesus, seu estilo simples, sua mensagem maravilhava as pessoas (Mt 7.28).
Ele vem falando sobre uma forma diferente de viver, com graça e amor (Lc 4.22). Este homem chamado Jesus iniciou o processo de fazer missões pregando o Evangelho por todos os termos da Judéia, Galileia indo até as partes de Tiro e Sidom.
Seu grande amor pelas almas não lhe permitia descansar: “O Filho do homem não tem onde reclinar a sua cabeça” (Mt 8.20). Ele chamou vários discípulos para junto dEle realizando esta missão para o Reino de Deus (Mt 4.5.18- 22; 9.9; 10.1; 10.1-4). Jesus tinha convicção das necessidades da Seara e da falta de missionário para realizar a obra de Deus; Ele disse: “A seara é realmente grande, mas pouco os ceifeiros” (Mt 9.37). Ele fez uma oração ao Pai para que mandasse ceifeiros para a sua seara Mt 9.38), oração essa que até hoje ainda não foi atendida pelo Senhor. Como assim: “Levantai os vossos olhos, e vedes as terras, que já estão brancas para a ceifa” (Jo 4.35b).
Realmente, a população do mundo se multiplicou e proporcionalmente os missionários diminuíram. A luz da Bíblia Sagrada, pela palavra profética que Jesus pronunciou em seu sermão: “E este Evangelho do reino será pregado em todo mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o m” (Mt 24.14), cremos que por um poucochinho de tempo a última e grande colheita de almas se cumprirá, antes que passe esta geração.
A chama ardente do avivamento está acesa e o Espírito está soprando nos quatro cantos da terra e já podemos ouvir ao longe o seu som, que logo será veemente (At 2.2). Você Crê nisto meu irmão? Seja um evangelista (Mc 16.15) ou um missionário (Mt 29.19).
José Soares Leite é Pastor e é Bacharel em Teologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em Boston