Da redação – O jornal New York Times publicou nessa 3ª feira (6.out.2020) um editorial declarando apoio ao candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden. Intitulado “Elect Joe Biden, America“ (“América, eleja Joe Biden”, em português), a publicação diz que a campanha de Biden está “enraizada na firmeza, experiência, compaixão e decência”.“Biden não é um candidato perfeito e não seria um presidente perfeito, mas a política não é sobre perfeição, mas, sim, sobre a arte do possível’‘, diz o jornal.
O texto não cita Trump nominalmente nenhuma vez, mas só de formas indiretas. “No meio de um caos que não dá trégua, Biden oferece uma nação ansiosa algo além de política ou ideologia: sua campanha está baseada em firmeza, experiência, compaixão e decência.”
Compromissos corriqueiros em campanhas, como “serei o presidente de todos os americanos”, soam quase revolucionários, de acordo com o jornal.
O “New York Times” descreve a pauta de sua campanha como ousada. O ex-vice-presidente, de acordo com o jornal, está comprometido como medidas como dar mais opções públicas de plano de saúde, baixar a idade mínima para atendimento gratuito e diminuir o valor de remédios. “Ele reconhece a ameaça da mudança climática e apresentou um plano ambicioso, de US$ 2 trilhões, para diminuir as emissões de carbono, investir em uma economia verde e combater o racismo ambiental.”