JSNEWS – O ditador socialista, Daniel Ortega, que domina a Nicarágua, libertou mais de 200 presos políticos e os enviou para os Estados Unidos, a medida foi elogiada pelo secretário de Estado Norte Americano, Antony Blinken, que classificou a atitude do tirano nicaraguense de “um passo construtivo” para abordar questões de direitos humanos e melhorar as relações das duas nações.
Os 222 prisioneiros libertos, entre eles jornalistas, estudantes, representantes da sociedade civil e líderes políticos da oposição – chegaram na quinta-feira,09, ao Aeroporto Internacional de Dulles, na Virgínia, nos arredores de Washington.
“Hoje, os Estados Unidos dão as boas-vindas a 222 indivíduos que foram presos pelo governo da Nicarágua por exercerem suas liberdades fundamentais e sofreram longas detenções injustas“, disse Blinken em um comunicado. “A libertação desses indivíduos, um dos quais é cidadão dos EUA, pelo governo da Nicarágua marca um passo construtivo para abordar os abusos dos direitos humanos no país e abre a porta para um maior diálogo entre os Estados Unidos e a Nicarágua sobre questões de preocupação mútuas.”
O secretário disse que a chegada desses prisioneiros políticos do regime socialista nicaraguense aos Estados Unidos é “o produto de um acordo da diplomacia”.
O governo dos Estados Unidos está fornecendo aos 222 indivíduos que voaram para Dulles apoio médico e legal “para facilitar sua chegada”.
O Departamento de Estado estadunidense não divulgou mais detalhes sobre esses presos políticos, ou sobre as circunstâncias e negociações que estimularam a libertação desses prisioneiros da Nicarágua.