Da Redação – De acordo com a imprensa dos Estados Unidos a ex-governadora da Carolina do Sul, Nikki Haley, irá anunciar nesta quarta-feira (6) que está deixando a corrida presidencial republicana deixando o caminho livre para o ex-presidente Donald Trump disputar as eleições de novembro, informaram CNN americana e o Wall Street Journal.
Ela deve fazer o anúncio oficial da desistência na cidade de Charleston, na Carolina do Sul, às 12h (horário de Brasília), após uma série de derrotas nas disputas do Partido Republicano na Superterça.
Não é esperado que Haley apoie Trump. Em vez disso, ela pedirá ao ex-presidente que ganhe o apoio dos eleitores que a apoiaram. A estratégia parece deixar espaço para ela apoiar Trump antes das eleições gerais de novembro.
Haley, que foi embaixadora dos EUA na ONU durante o governo Trump, foi a última dos candidatos importantes que o ex-presidente derrotou nas primárias do Partido Republicano que ele dominou do início ao fim, incluindo a vitória em 14 das 15 disputas do Partido Republicano na terça-feira, mesmo quando ele faltou aos debates do partido e manteve uma agenda de viagens muito mais leve do que todos os seus rivais.
A saída da ex-governadora da Carolina do Sul demonstrou quão pouco os eleitores republicanos foram influenciados por argumentos sobre a elegibilidade com a base do partido permanecendo leal a Trump, que alegou que perdeu as eleições de 2020 devido a fraudes generalizada.