JSNEWS – Depois que a cidade de Nova York anunciou que as pessoas precisarão apresentar um comprovante de da vacinação contra Covid-19 para entrar em bares e restaurantes naquela cidade, a prefeita de Boston, Kim Janey, comparou essa exigência aos papéis que alforriava os negros da era da escravidão e que estes deveriam mostrar as autoridades quando solicitados.
“Há uma longa história neste país de pessoas que precisam mostrar seus papeis”, disse Janey à afiliada da CNN WCVB na terça-feira, quando questionada sobre o anúncio da cidade de Nova York e em seguida, listou vários exemplos de como as pessoas nos Estados Unidos foram forçadas a mostrar suas documentações no passado, “durante a escravidão, após a escravidão, e recentemente também entre a população imigrante”, disse ela.
Durante a escravidão, os papéis de liberdade ou certificados de liberdade foram documentos que os afro-americanos obtiveram como prova de que tinham o direito de se locomover e permanecer protegidos da escravidão.
“Aqui, queremos ter certeza de que não estamos fazendo nada que possa criar uma barreira para os residentes de Boston ou impactar desproporcionalmente as comunidades BIPOC (Negros, Indígenas e Pessoas de Cor)”, disse Janey.
Em um comunicado à CNN, Janey disse que “deseja que todos os residentes de Boston sejam vacinados” e que “exigir vacinas em locais públicos terá um impacto desproporcional nas famílias de baixa renda e nas comunidades de cor”. As autoridades municipais estão empenhadas em garantir que as taxas de vacinação aumentem “em todos os bairros e comunidades”, disse Janey no comunicado.
A prefeita está liderando uma das cidades mais antigas da América depois que o presidente Joe Biden escolheu o ex-prefeito de Boston, Marty Walsh, para servir em sua administração como Secretário do Trabalho.
Os comentários de Janey ocorreram depois que o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, anunciou uma política que exigirá que as pessoas apresentem prova de vacinação para entrar em todos os restaurantes, academias de ginástica e locais de entretenimento internos.
“Se você não for vacinado, infelizmente, não poderá participar de muitas coisas”, disse de Blasio. “Se você quer participar plenamente de nossa sociedade, precisa ser vacinado.”
Uma declaração escrita do escritório de Janey, obtida pelo WCVB, diz que a cidade não tem planos para “mandatos de vacinação da seção de negócios”, mas as autoridades municipais estão se reunindo com restaurantes e bares para discutir “as relações com seus clientes”.