Por : José Soares Leite – O plano de Deus para alcançar o mundo perdido (Jo 3.16; Is 9.6), foi manifesto a nós por Jesus Cristo, através do Evangelho da Graça (Is 53.1-11; Ef 2.5, 8). Com esse objetivo divino Jesus consumou nossa redenção para salvar o homem pecador que está destituído da glória de Deus, para que ele seja liberto da escravidão do pecado, justificado perante o Pai pelo sacrifício de Jesus e fosse livre da condenação do juízo eterno (Jo 16.8-11). Assim o salvo recebe esse favor imerecido de Deus através de Jesus Cristo (Rm 6.23), se tornando seu discípulo e mensageiro das boas novas de salvação (Mt 28.19).
O propósito divino da Grande Comissão é para que outras pessoas possam ser alcançadas para viverem no centro da vontade de Deus e tenha a vida eterna (Jo 5.24; Is 6.5-8). Os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) relatam sobre o cumprimento da promessa da vinda de Jesus para salvar o mundo. Ele veio e ensinou tudo acerca da vontade de Deus Mt 7.21). Jesus consumou o plano da salvação na cruz do calvário.
Ele morreu e pagou o preço da pena pelos pecados da humanidade (Mt 27.50; Jo.19.30). Será que o mundo já tomou conhecimento da redenção que há somente na pessoa de Cristo? E por que isto ainda não aconteceu? O que podemos fazer neste sentido? Esta é a tarefa da grande comissão, pois o mundo está hoje com oito bilhões de pessoas e cerca de ¾ da população da terra ainda são de pessoas ímpias.
Falta quem lhes pregue o Evangelho, como fez Paulo (Rm 1.16); aí vem a pergunta bíblica da parte de Deus, que ainda ecoa por séculos no meio cristão: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?”(Is 6.8). Somos os continuadores da pregaçao do Evanagelho; Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” (João 14.6).
Como crentes, temos que cumprir a ordenança que Jesus nos deu: (Jo 20.21); cumprindo conforme Ele disse: “É me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando- -os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mt 28.18-20; Mc 16.15-16).
José Soares é Pastor e Bacharel em Teologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e da Faculdade de ensino Teológico em Boston