JSNEWS – O Canadá e os Estados Unidos estão passando por uma onda que é capaz de danificar o asfalto das rodovias.
No Canadá as temperaturas já alcançaram os 46.6 graus centigrados, e é esperado que subam ainda mais. O serviço meteorológico Canadense informou informou que o país superou a máxima histórica nessa semana e avisou que a onda de calor está no começo, visto que “As temperaturas mais altas historicamente registradas são atingidas nos fins de julho.”
Mas não é só no Canadá que se batem recordes de temperatura. Em Seattle, nos EUA, a temperatura durante alcançou os 42 graus na ultima segunda-feira, 28, batendo o recorde anterior de 40 graus, que tinha sido alcançado no dia anterior.
Também em Portland o calor se faz sentir, com temperaturas de 46 graus, a essa temperatura o asfalto amolece e começa a derreter.
A onda de calor obrigou escolas e negócios a fecharem em algumas cidades do Estados Unidos, para proteção das pessoas, locais de testagem para Covid-19 e postos de vacinação para o vírus foram também encerrados.
Os metereólogos explicaram que a onda de calor é causada por uma forte zona de pressão a Noroeste e pelo aquecimento global, que torna estes fenomenos ambientais mais intensos e regulares.
State Route 544 milepost 7 near Everson, Wa is currently closed. The asphalt roadway is buckling and unsafe for travel. WSDOT is advised and detours are currently being set up.
— Trooper Rocky Oliphant (@wspd7pio) June 28, 2021
Uma seca histórica está atingindo o maior reservatório dos Estados Unidos.
O lago Mead, formado pela represa Hoover, está em seus menores níveis na história. Algo que mudou totalmente a paisagem local. O reservatório fica nos Estados do Arizona e Nevada, no sudoeste do país.
A seca, que de acordo com climatologistas é causada também por ação humana, afeta o fornecimento de água e energia.
E gera ainda preocupações sobre o futuro.