AES – “No ritmo do coração” se tornou o grande vencedor do Oscar 2022 neste domingo (27). Após ganhar estatuetas por ator coadjuvante (Troy Kotsur) e roteiro adaptado, a produção levou o prêmio de melhor filme.
Apesar da grande conquista, que inclusive se torna a primeira de uma plataforma de streaming, a Apple TV+, na categoria principal do Oscar, a noite também foi marcada por um tapa, dado por Will Smith em Chris Rock.
Além da quebra de tabus na categoria principal, esta edição ainda teve outros grandes momentos inéditos:
Ao dar a estatueta de melhor direção a Jane Campion por “Ataque dos cães”, a Academia pela primeira vez na história premiou mulheres em dois anos seguidos na categoria (Chloé Zhao venceu em 2021); com o Oscar de ator coadjuvante, Kotsur se tornou o primeiro homem surdo a ganhar nas categorias de atuação.
Em sua primeira edição com oito categorias consideradas técnicas entregues antes do início da transmissão, “Duna” foi a produção com o maior número total de estatuetas. Ganhou seis de suas dez indicações.
O Brasil, que podia ganhar seu primeiro Oscar com o carioca Pedro Kos, codiretor do curta documental “Onde eu moro”, vai ter de esperar mais um pouco. Na categoria, o vencedor foi “The queen of basketball”.
- Melhor filme: “No Ritmo do Coração”
- Melhor direção: Jane Campion, “Ataque dos Cães”
- Melhor ator: Will Smith, “King Richard: Criando Campeãs”
- Melhor atriz: Jessica Chastain, “Os Olhos de Tammy Faye”
- Melhor ator coadjuvante: Troy Kotsur, “No Ritmo do Coração”
- Melhor atriz coadjuvante: Ariana DeBose, “Amor, Sublime Amor”
- Melhor filme internacional: “Drive My Car” (Japão)
- Melhor filme de animação: “Encanto”
- Melhor documentário: “Summer of Soul”
- Melhor roteiro original: “Belfast” – Kenneth Branagh
- Melhor roteiro adaptado: “No Ritmo do Coração” – Sian Heder