A Otan(Organização do Tratado do Atlântico Norte) denunciou nesta quinta-feira (29) em um comunicado que os vazamentos verificados nos gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2 parecem ser resultado de “atos de sabotagem deliberados e irresponsáveis”.
De acordo com a nota da aliança militar, “qualquer ataque deliberado” contra a infraestrutura crítica dos países aliados “enfrentaria uma resposta unida e decidida”. “Apoiamos as investigações em andamento para determinar a origem dos danos”, apontou a Otan em sua nota.
A Guarda Costeira da Suécia anunciou nesta quinta-feira (29) que detectou um quarto vazamento nos gasodutos entre Rússia e Alemanha, após explosões serem informadas no início desta semana.
Os vazamentos ocorrem em um momento em que países europeus acusam a Rússia de usar suas enormes reservas de energia como arma para pressionar a Europa.
Os vazamentos causaram colunas de gás debaixo d’água e borbulhamento significativo foi registrado na superfície do mar com várias centenas de metros de largura, impossibilitando a inspeção imediata das estruturas.
A Rússia nega a responsabilidade pelas explosões, assim como os Estados Unidos.
O Conselho de Segurança da ONU se reunirá na sexta-feira (30) para discutir o assunto.