Por: José Soares Leite – Jesus disse que para uma pessoa fazer parte do Reino de Deus é necessário Nascer de Novo. Isto Ele disse para um sacerdote religioso judeu de sua época, que conhecia por demais as Escrituras Sagradas. no entanto, apesar de crer em Deus ele ainda não era salvo (Jo 3.1-7). Para que uma pessoa herde a vida eterna, é necessário que ela seja regenerada pela água (a Palavra) e pelo Espírito de Deus (Jo.3.5-6).
Assim uma pessoa se torna espiritual, porque Deus é Espírito (Jo 4.24). Portanto, todo aquele que recebe a Jesus, o Deus conosco (Jo 1.1-2))), e o aceita como salvador pessoal se torna um novo ser espiritual (Ef 2.1; Cl 2.6-7,11). A Bíblia diz: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas passaram, eis que tudo se fez novo” (2Co 5.17). Para bem entendermos, vamos ao texto de Romanos (8: 1), onde diz que aqueles que se tornam espirituais em Cristo, não vivem mais segundo a carne, mas pelo Espírito de Deus, pois se tornaram filhos de Deus e não serão condenados com o mundo.
Assim sendo, não mais estarão vivendo segundo a carne mas no espírito (Rm 8.4-14). Talvez você possa perguntar um homem carnal pode ser salvo? Claro que pode, basta ele aprender a viver uma vida no Espírito. Para um homem carnal ser Espiritual, ele precisa aprender, crer e ser transformado pela Palavra de Deus. (Sl. 12: 6; Sl. 119: 105; Sl. 119: 11). Um homem pode declarar-se cristão, frequentar uma igreja e carregar uma Bíblia, mas isto não quer dizer essencialmente que ele seja espiritual.
Contudo, se não tiver sua vida transformada pelo Espírito (Nascer de Novo), não pode fazer parte do Reino de Deus, sabe por quê? Porque o tal é como árvore sem frutos (Mt 12.33). Ser espiritual é andar como Jesus andou (1Jo 2.6), é imitá-lo como fez Paulo, não viver para si mesmo, mas deixar Cristo viver em você. (Gl. 2: 20). A partir do Capitulo 12 de Romanos, Paulo disseca a realidade prática da Doutrina da Salvação. Em outras palavras, é o cristianismo vivido e experimentado através de uma vida cristã, santa, pura e transparente. de um relacionamento com Deus 2º.
SE DESPIR SO VELHO HOMEM – Ninguém pode ser Espiritual e continuar a viver como antigamente, todas as coisas, costumes, pecados. A postura do velho homem tem que morrer Jõ. 3: 1-6; II Co. 5: 17 lembremo-nos de Israel quando saiu do Egito teve que passar quarenta anos no deserto para perder os costumes pecaminosos que eles tinham adquirido no Egito. Pois com os costumes do Egito ninguém entra na Terra prometida Dt. 7: 1 – 6; Cl. 3: 3- 9; Gl. 5: 19 – 21. 3º. SE VESTIR DO NOVO HOMEM – Depois de se limpar, tirar a roupagem do homem velho, ai sim, vestir uma roupa nova. A roupa de um novo homem, lavado e remido pelo sangue de Cristo. Zc. 3: 1-7; Cl. 3: 1, 2 e 10 – 14; Gl. 5: 22 – 25. Rm. 12: 1, 2, cultuar a Deus tem mais, muito mais do que simplesmente os cultos Oséias 6: 3ª, Jr. 33: 3, ICo. 2: 9.
Pr José Soares Leite, é Bacharel em Teologia, professor de ensino sistemático de estudos Bíblicos como Professor de Escola Dominical e Faculdade de ensino Teológico em Boston