Da Redação – Paulo Pinto, MPA, CEO da Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS), celebra o seu 30º aniversário na organização de serviços sociais e de saúde em janeiro de 2024.
Durante as últimas três décadas, ele conduziu a organização a uma expansão significativa em termos de escritórios, serviços, diversidade e resultados financeiros, muitas vezes durante períodos difíceis.
Pinto, nascido em Portugal e criado em Moçambique, imigrou para Massachusetts com a sua família em 1980. Ele começou na MAPS no dia 24 de janeiro de 1994, logo após ter terminado a sua licenciatura em Ciência Política pela University of Massachusetts at Dartmouth, para supervisionar o programa de Educação e Prevenção de Doenças da organização. Aí, liderou uma equipa de educadores de saúde que ofereciam educação comunitária e testes ao VIH e outras infeções sexualmente transmissíveis (IST).
Apesar de muitos obstáculos e da resistência inicial da comunidade, o programa cresceu e tornou-se num dos serviços de saúde mais importantes da MAPS.
No ano seguinte, tendo completado o seu Mestrado em Administração Pública (MPA) pela Suffolk University, Pinto foi nomeado Diretor Executivo Adjunto por Victor DoCouto, o então Diretor Executivo da MAPS.
Entre os seus muitos desafios estavam a estabilização das finanças da organização e a promoção de capacidade e autossuficiência, o que ele alcançou desenvolvendo e fomentando novos relacionamentos com líderes empresariais e doadores locais e estabelecendo o Fundo Especial de Doações da MAPS.
Ele liderou também a criação de eventos importantes de angariação de fundos, como o Torneio de Golfe Solidário Chip In for Charity e a Gala de Prémios da MAPS, um evento anual que homenageia líderes comunitários de destaque que tiveram um impacto significativo na vida dos falantes de Português e outros imigrantes em Massachusetts.
A Gala deste ano será realizada no dia 20 de abril, no Royal Sonesta Hotel, em Cambridge. Para saber mais sobre o evento, visite maps-inc.org/gala2024. “O serviço e liderança do Paulo durante 30 anos têm sido fundamentais para transformar a MAPS na organização que é hoje,” disse Antônio Massa Viana, Esq., Presidente da Direção da MAPS. “Seu trabalho garante que a MAPS vai continuar servindo a nossa comunidade por muitas gerações, e seu amor pela MAPS inspira todos nós que trabalhamos com ele diariamente. Eu aprendo muito com o Paulo, e é uma honra trabalhar com ele.”
Sob a liderança de Pinto, a MAPS expandiu significativamente os seus programas e alcance geográfico, levando os seus serviços a Lowell, Dorchester, Framingham, Brighton, e, mais recentemente, Everett. A organização, agora com 50 funcionários bilíngues e biculturais das comunidades brasileira, cabo-verdiana, portuguesa e outras, tem um orçamento anual de quase $5M. As recentes decisões de aquisição de prédios em Lowell e Everett são um forte indicador da robustez financeira da MAPS e um testemunho da boa gestão e liderança visionária de Pinto.
A MAPS serve anualmente mais de 20.000 membros da comunidade em situação vulnerável com programas fundamentais como Serviços Clínicos para Crianças e Famílias, Assistência à Cidadania e Imigração, Serviços de Violência Doméstica e Abuso Sexual, Serviços para a Terceira Idade, Assistência com Seguros de Saúde, Apoio à Saúde Mental, e muitos outros.
Um orgulhoso membro da comunidade LGBTQ+, Pinto contribui continuamente para a construção de um ambiente de trabalho positivo, acolhedor e caloroso.
O seu compromisso em promover o respeito e a inclusão tem desempenhado um papel fundamental na transformação da MAPS numa organização que se destaca pela sua diversidade excecional. Sem nunca se acomodar com as suas conquistas prévias, Pinto continua a traçar metas ambiciosas para a MAPS e a trabalhar para desenvolver soluções para desafios emergentes ao bem-estar da crescente comunidade imigrante de língua portuguesa, especialmente no que diz respeito à falta de soluções para idosos altamente vulneráveis e sem uma rede pública de apoio devido ao seu estatuto de imigração.
Os membros da comunidade que trabalham de perto com ele ouvem-no frequentemente mencionar o seu sonho de longa data de angariar fundos sufi cientes para criar um centro habitacional para apoiar os membros mais idosos da comunidade.
As contribuições notáveis de Paulo Pinto não passaram despercebidas ao longo dos anos pela comunidade em geral, valendo-lhe reconhecimentos como o Brazilian Times Community Service Award em 2000, 2008, 2012 e 2019, e o Portuguese Heritage Award do Grupo Legislativo Luso- -Americano na sede do Governo Estadual de Massachusetts em 2010. Ele integrou o Council to Address Domestic Violence and Sexual Assault do ex-Governador Charlie Baker, o Advisory Council on New Americans da ex-Procuradora-Geral de Massachusetts Maura Healey, o Conselho de Administração da Massachusetts Immigrant and Refugee Advocacy Coalition (MIRA) e participou no Community Health Advisory Board da Cambridge Health Alliance.
É membro do Conselho de Administração da Jane Doe Inc., do Comité Consultivo do Dr. Leitão Memorial Scholarship Fund e do Conselho de Administração do Boston Portuguese Festival. “É difícil acreditar que já passaram 30 anos”, disse Pinto. “É muito emocionante ver que alcançámos tantos objetivos, mas estou ainda mais entusiasmado com todo o trabalho que ainda temos pela frente. Sempre me considerei não só como um cuidador, mas também como um construtor desta organização. Estou muito grato pelo incrível apoio que a nossa comunidade, funcionários e a direção da MAPS me deram ao longo dos anos”. A MAPS serve as comunidades de língua portuguesa de Massachusetts e outras desde 1970.
A organização oferece serviços sociais e de saúde gratuitos a partir dos seus escritórios em Cambridge, Brighton, Dorchester, Framingham, Lowell, Somerville e Everett. Para saber mais sobre a MAPS, por favor visite maps-inc.org.