COM G1 – Após cinco meses, o Recife não registrou nenhuma morte por Covid-19 em 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Recife na segunda-feira (7). Isso não significa que não ocorreram óbitos por causa da doença na capital pernambucana no período citado, e sim que não houve confirmação laboratorial de novas mortes na cidade devido ao novo coronavírus nesse intervalo de tempo. Até então, essa situação não acontecia desde o dia 3 de abril.
Até a segunda-feira (7), o Recife contabilizava 2.309 vidas perdidas na pandemia. A primeira morte por Covid-19 na cidade foi confirmada no dia 25 de março, segundo a prefeitura.
Quando se considera a data da morte, em vez do dia da divulgação do resultado do exame laboratorial, o Recife contabilizou 92% de redução nas mortes por Covid-19 na comparação do mês de maio, quando houve o pico da pandemia na capital pernambucana e 1.133 óbitos, com agosto, com 112 mortes registradas até segunda-feira (7).
Como existe um intervalo entre a data da morte e a confirmação laboratorial da Covid-19 na pessoa que veio a óbito, ocorrem situações como a que foi registrada no boletim da Secretaria Estadual de Saúde da segunda-feira (7), que trouxe confirmações de mortes pela doença ocorridas no estado há cem dias.
Com a confirmação de mais 15 pessoas infectadas no município, segundo o boletim da segunda-feira (7), o total de casos da Covid-19 na capital aumentou para 32.029. Além disso, a cidade registrou 29.533 pacientes recuperados da doença.
Do total de casos do novo coronavírus no Recife, 8.941 se classificam como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 23.088 são considerados quadros leves da Covid-19. Dos 363 leitos municipais para pacientes com Covid-19, 164 estão ocupados, sendo 72 pessoas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 164 em enfermaria.
Todos os 94 bairros do Recife têm casos confirmados da Covid-19. O maior número de registros da doença está em Boa Viagem, na Zona Sul, com 800 confirmações do novo coronavírus, seguido da Várzea, na Zona Oeste, com 350 pessoas infectadas, e do Ibura, na Zona Sul, com 324 casos confirmados.
Segundo o boletim da segunda-feira (7), a capital pernambucana tem 31 profissionais de saúde da rede municipal afastados por suspeita ou confirmação da Covid-19, sendo cinco médicos, dois enfermeiros, oito técnicos em enfermagem e sete auxiliares de enfermagem da Secretaria de Saúde do município.
Covid-19 no estado
Pernambuco registrou mais 268 casos da Covid-19 e 19 mortes causadas pela doença, na segunda-feira (7). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, com as novas confirmações, o estado totalizou 132.420 casos e 7.721 óbitos, contabilizados desde março, no início da pandemia.


