JSNEWS – A prefeita de São Francisco, London Breed (D), anunciou que limitará a circulação de carros e pessoas a Union Square, o popular centro comercial da cidade, como resposta à multidão de saqueadores que promovem regularmente arrastões seletivos contra as lojas que comercializam artigos de luxo. A informação é da Fox News e da Agência AP.
“Faremos algumas mudanças na Union Square e na forma como os carros têm acesso”, disse Breed em entrevista coletiva no sábado. “Haverá acesso limitado aos visitantes dessa área.”
O escritório da prefeita não respondeu imediatamente ao pedido da Fox News para comentar os detalhes sobre as mudanças. A mídia local informou que não está claro quando as mudanças serão implementadas e se elas acontecerão, já que a temporada de compras natalinas está marcada para começar após o Dia de Ação de Graças.
O chefe de polícia de São Francisco, Bill Scott, disse durante a coletiva de imprensa que a presença da polícia na área será aumentada “no futuro“.
São Francisco e região passa por uma onda de arrastões contra o comercio e na ultima sexta-feira, várias pessoas quebraram as vitrines de uma da Louis Vuitton na Union Square e a despojaram de suas mercadorias mais caras, oito pessoas foram presas em conexão com o incidente.
A polícia de São Francisco disse que quase 12 lojas da cidade foram depenadas por saqueadores somente neste fim de semana. Em Oakland, que fica a aproximadamente de 19 quilômetros de São Francisco, pelo menos 24 comércios foram saqueadas nesses últimos dias, a informação é do chefe de polícia de Oakland.
Wellspring Pharmacy shared this video w/me showing dozens of thieves stealing medication SATURDAY around 7:30PM.
The pharmacy sped up the video & said their employees all came in today & restored the pharmacy so patients could get their meds tomorrow.
(1/2) #Oakland pic.twitter.com/xneGs7fF8w
— Dion Lim (@DionLimTV) November 22, 2021
O aumento dessa modalidade de crime, que foi descrito uma forma de “crime organizado” pela polícia local, ocorre depois que a Bay Area já estava enfrentando incidentes repetidos de pilhagens e destruição de propriedades nos últimos meses.
A cidade viu um aumento impressionante de arrombamentos de carros no distrito comercial crescer 753% em relação ao inicio de 2021.
Alguns policiais e varejistas apontaram a Proposição 47 da Califórnia para o aumento dessa onda de crimes, de acordo com a essa lei a acusação por furto de loja deixou de ser crime quando o produto (s) dos furto for abaixo de US $ 950, passando a ser considerado apenas uma contravenção.
Em 2018, os legisladores estaduais aprovaram uma lei temporária que estabeleceu o arrastão como “um tipo crime de roubo organizado”. Uma força-tarefa da Patrulha Rodoviária da Califórnia também foi criada para ajudar as áreas com altos índices dessas ocorrências. A lei temporária expirou no início deste ano, relatou o The San Francisco Chronicle .
O governador Gavin Newsom (D) disse que os arrastões são “crimes inaceitáveis”. Ele também disse que a presença da polícia será aumentando nas áreas afetadas.