Milhares de contas brasileiras no Twitter estão espalhando fake news sobre as eleições dos Estados Unidos. Foi o que disse o criador da plataforma ‘BotSentinel’, Christopher Bouzy. A ferramenta foi criada no país norte-americano para ajudar a combater a desinformação nas redes.
“Ao analisarmos a desinformação relacionada às eleições presidenciais nos Estados Unidos, nós identificamos centenas de contas do Twitter brasileiras compartilhando falsidades sobre fraude nas eleições“, disse Bouzy, em entrevista à coluna Sonar, do jornal O Globo.
Na oportunidade, ele destacou o grande volume de contas brasileiras. “Contas estrangeiras do Twitter disseminando desinformação sobre eleições nos EUA não são raras, mas é incomum que um número significativo de contas brasileiras no Twitter estejam tentando plantar discórdia em uma eleição presidencial americana“, afirmou.
Ainda segundo ele, a plataforma ajuda a identificar contas cujo padrão de comportamento indicam que seus administradores não são usuários autênticos de redes sociais, ou seja, ou são robôs ou são contas administradas por uma pessoa que cuida de várias contas ao mesmo tempo, simulando vários perfis diferentes para espalhar conteúdo nas redes. “Algumas das contas no Twitter que identificamos hoje são de pessoas reais, mas muitas são das contas inautênticas de sempre“, comentou Bouzy.