JSNEWS – Dezenas de famílias imigrantes com crianças pequenas estão acampadas no Terminal “E” do aeroporto internacional de Boston, o Logan Airport, uma vez que o estado de Massachusetts não dispõe de vagas para em abrigos públicos para acolher adequadamente esses imigrantes recém chegados ao estado.
De acordo com um video disponível nas redes sociais da Rede de Noticias CBS é possível observar pessoas enfileiradas deitadas no chão em camas improvisadas, de acordo com a emissora, a cena é recorrente desde Novembro do ano passado quando os abrigos estaduais atingiram a capacidade máxima.
Embora o estado de Massachusets não esteja no itinerário proposto por Greg Abbott (Rep.), o governador do Texas, como destino para onde ele costuma enviar ônibus cheios de imigrantes sem documentos que cruzam a fronteira mexicana em direção aos Estados Unidos, Boston aparece como alternativa por ser considerara uma cidade acolhedora (Santuário) para imigrantes.
Maura Healey (DEm.), Governadora de Massachusetts, pediu ao governo federal um adicional de US $ 250 milhões em fundos para lidar com o problema da imigração enquanto tenta coordenar a administração do aeroporto e da Policia do Estado o apoio que esses imigrantes necessitam.
As autoridades de Massachusetts estimam que os custos com o acolhimento de imigrantes recém chegados até o final deste ano seja de até $ US $ 915 milhões.
A solução para a questão migratória parece estar distante, projeta-se que nos próximos meses mais indocumentados chegarão vindos do estados da Flórida e principalmente do Texas.
Por esse motivo, as imagens de pessoas que dormem nos aeroportos serão recorrentes, especialmente durante as estações chuvosa no inverno.
Chicago também abriga centenas de imigrantes no aeroporto de O’Hare
Cerca de 500 migrantes, de bebês a idosos, estão alojados atrás de uma pesada cortina preta em um terminal no aeroporto O’Hare em Chicago, Illinois. Os imigrantes dormem em camas improvisadas com papelão, compartilham banheiros públicos e, ocasionalmente, saem de trás da cortina.
Assim como Nova York Boston e outras cidades declaradas “santuário para imigrantes”, Chicago tem se esforçado para atender as demandas do fluxo de requerentes de asilo movendo as pessoas para espaços temporários até surgir uma vaga dispõe em um abrigo estatal.
O que são cidades santuários para imigrantes
Cidades santuário para imigrantes é uma cidade que garante, por meio de leis, mais oferecer mais direitos aos imigrantes indocumentados que estes não usufruiriam em outras localidades, essas cidades também limitam a cooperação das autoridades locais com a polícia de imigração dos Estados Unidos, o ICE (U.S. Immigration and Customs Enforcement).
Na prática, isto significa que uma cidade santuário, por exemplo, pode permitir que imigrantes em situação ilegal possam, dentre outras coisas, acessar os serviços básicos de saúde e de não serem obrigados a revelar o status imigratório em certas condições.