Jehozadak Pereira
O último relatório do ICE sobre as deportações no ano fiscal 2017/2018, apontou que 76.204 pessoas foram deportadas por causa de infrações no trânsito – a terceira maior causa de deportações em uma lista de nove itens. Grande parte dos processos que terminam em deportação de indocumentados ou de portadores de green card origina-se no trânsito.
Tudo começa com a interceptação policial e a partir daí o desenrolar dos fatos é imprevisível, nestes tempos de arrocho imigratório. Um destes casos é o do brasileiro Fernando Victor de Alencar, que em abril de 2017, foi parado e preso em Nashua, New Hampshire por causa de uma luz de freio do seu carro que estava queimada e colocado em processo que culminou com a sua deportação, mesmo sendo pai de dois filhos americanos.
O trânsito e as leis que o regem nos Estados Unidos são diferentes do Brasil. Portanto, torna-se importante observar alguns procedimentos e atitudes para evitar ser parado e multado, além de dirigir com segurança para evitar acidentes e colocar em risco a própria vida e de outras pessoas.
Obedeça as placas de sinalização. Stop, limite de velocidade, vaga de deficientes, estacionamento, entre outras devem necessariamente ser observadas. Atente também para o farol amarelo. Em vez de acelerar, pare para não correr riscos ou ser interceptado pela polícia.
ALGUMAS DAS RAZÕES POR QUE A POLÍCIA PARA MOTORISTAS
Dirigir acima dos limites de velocidade
Não observar a sinalização de trânsito
Irregularidades no veículo como luzes de placa, luzes de freio, faróis e outros equipamentos
Stickers de vistoria e de placa vencidos
Carro sem seguro
Uso de telefone celular para enviar/receber mensagens de texto
Dirigir bêbado ou sob o efeito de drogas
Não sinalizar quando for mudar de pista
Checagem de placas