JSNEWS – O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, emitiu uma longa série de exigências detalhando o que os Estados Unidos devem oferecer em troca da ajuda mexicana para conter o fluxo de imigrantes ilegais para a fronteira entre ambos os países.
As exigências de López Obrador foram divulgadas durante uma coletiva de imprensa na sexta-feira ultima sexta-feira,05, que ocorreu a cerca de uma semana após ele se reunir com o secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS), Alejandro Mayorkas, e o secretário de Estado da administração Biden, Antony Blinken, que ocorreu na Cidade do México, no final do ano passado. Naquela ocasião as autoridades americanas solicitaram que o México reforçasse a segurança na fronteira para deter a imigração ilegal e combater os carteis do crime que operam nessa região.
A esses pedidos, López Obrador respondeu exigindo em troca que os EUA deem US$ 20 bilhões aos países latino-americanos e caribenhos e a conceção de vistos de trabalho para 10 milhões de hispânicos que trabalham nos EUA há pelo menos 10 anos, Obrador também exigiu imediato das sanções contra as ditaduras socialistas da Venezuela e Cuba.
As negociações sobre a segurança na fronteira comum entre os países ocorrem em um momento crítico para o presidente Biden que tem que lidar com um numero sem precedentes de imigrantes que cruzam a fronteira ilegalmente.
Um alto funcionário do governo Biden respondeu a essas demandas em um comunicado, dizendo que López Obrador “tem uma agenda muito ambiciosa, mas que compartilhamos as mesmas visões de que precisamos elevar a atenção para as regiões de origem dos imigrantes que cruzam a fronteira ilegalmente”.
López Obrador se mostrou mais um vez disposto a desafiar os políticos dos EUA em questões de imigração. Ele fez duras criticas ao governador do Texas, Greg Abbott (Rep.), por promulgar leis contrarias a imigração ilegal naquele estado.
Ele também tem feito reiterados pedidos para que os hispânicos não votem em candidatos do partido Republicano, que segundo ele, são contrários a imigração ilegal. López Obrador também manifestou a preferencia pela candidatura Biden dada a retórica e as ações de Donald Trump referente a segurança e o combate do crime organizado na fronteira México-Estados Unidos durante seu mandato.
Com informações NBC News e Fox News Digital.