Da Redação – No cenário diversificado da Arquidiocese de Boston, em Massachusetts, um novo capítulo histórico foi escrito em 3 de fevereiro, quando o Padre Cristiano Barbosa foi consagrado como o primeiro bispo brasileiro de Boston e o segundo nascido no Brasil nos Estados Unidos. Com 47 anos, ele se torna o segundo bispo mais jovem dos EUA.
Nascido e criado no Brasil, Barbosa foi ordenado para a Diocese de Bauru em 2007. Sua jornada espiritual o levou a Boston em 2008, onde estudou na Escola de Teologia e Ministério do Boston College, obtendo uma licenciatura e um doutorado em teologia sagrada. Desde sua chegada, ele tem dedicado seu ministério às comunidades brasileira e de língua portuguesa, sendo incardinado na arquidiocese em 2021.
Atualmente, como secretário para evangelização e discipulado, além de vigário episcopal para a região central da Arquidiocese de Boston, Barbosa pretende continuar seu compromisso ao assumir o papel de bispo. Em uma recente entrevista à NCR, expressou sua humildade e desejo de apoiar o Cardeal de Boston, Seán O’Malley, em sua missão.
A cerimônia de consagração destacou a diversidade da arquidiocese, com leituras em diferentes idiomas, incluindo vietnamita, espanhol, crioulo haitiano e inglês. Barbosa, fluentemente multilíngue, dirigiu-se à congregação em português, inglês e espanhol, evidenciando seu compromisso com a inclusão.
A falta de padres não fluentes em inglês é um desafio reconhecido pela diocese ao atender às necessidades dos imigrantes. Barbosa enfatizou a importância de as paróquias refletirem a demografia em constante mudança e a necessidade de oferecer missas que ressoem com as comunidades presentes.
Estimando entre 120.000 e 360.000 imigrantes brasileiros na diocese, Barbosa destaca a importância de proporcionar um ambiente acolhedor. Na Paróquia de Santo Antônio de Pádua em Cambridge, Massachusetts, missas separadas são oferecidas para as comunidades brasileira e portuguesa europeia, reconhecendo as diferenças culturais, inclusive na escolha da música.
Barbosa compartilha a visão de uma igreja acolhedora e inclusiva, onde todos se sintam em casa. Seu papel pioneiro representa um passo significativo na promoção da diversidade e na criação de um espaço onde a fé transcende fronteiras. A Arquidiocese de Boston, historicamente uma diocese de imigrantes, encontra no Bispo Cristiano Barbosa uma liderança dedicada a fortalecer e enriquecer ainda mais sua comunidade vibrante e diversificada.
As informações são do Jornal Brazilian Times