JNEWS – As ordens de deportação emitidas por juízes dos tribunais migratórias cresceram 50% mais nos últimos seis meses em reação ao mesmo período de 2019, quando foi registado o pico de ordens de deportações emitidas por esses tribunais durante a administração de Donald Trump, revelou uma pesquisa do centro Transactional Records Access Clearinghouse – TRAC da Universidade de Syracuse
O TRAC realizou o estudo com dados coletados entre 1º de outubro de 2023 e 31 de março de 2024, e constatou que os tribunais de imigração ordenaram a deportação de 136.623 imigrantes.
O aumento das ordens de deportação coincide com o aumento do número de juízes de imigração durante a administração do presidente Joe Biden.
Tempo de espera
Apesar do aumento de juízes, o acúmulo de processos que aguardam uma decisão é de quase 3,5 milhões processos.
Os casos concluídos no tribunal de imigração nos últimos seis meses aguardaram por mais de dois anos com uma média de 942 dias, para uma definição.
- Os processos que terminaram com ordens de expulsão foram mais rápidos com 627 dias em média.
- Os casos em que um juiz concedeu asilo ou uma outra forma de reparação a favor do imigrante foram bem mais lentos, numa média de 3,7 anos ou 1.361 dias.
A ordem de deportação é uma das notificações mais temidas pela comunidade migrante. Este é um dos sinais mais preocupantes para qualquer estrangeiro, pois pode ser a passagem de saída dos Estados Unidos.
Onde estão os imigrantes?
A maioria das expulsões é realizada por via aérea, às custas do Governo dos Estados Unidos. Uma ordem de deportação é uma sentença emitida pelas autoridades migratórias dos Estados Unidos quando consideram que um estrangeiro deve ser expulso do país.
O Departamento de Segurança Interna – DHS é quem considera se um imigrante está ou não autorizado a permanecer no país. Geralmente, uma pessoa pode ser expulsa dos Estados Unidos por ter acusações contra ela após ter violado as leis do país.
O maior número de imigrantes ordenados a deixar o país 10.897 reside na cidade de Nova Iorque.
Outros 8.336 imigrantes que perderam seus processos nos tribunais de imigração residem no condado de Harris (Texas), onde fica a cidade de Houston.
O terceiro condado com mais ordens de deportação emitidas nos últimos seis meses é Los Angeles, com quase 6.000, seguido pelo condado de Dallas, no Texas, e pelo condado de Miami-Dade, na Flórida, com 2.815 e 2.521, respectivamente.
No caso de Chicago, que ocupa um dos primeiros lugares na recepção de novos requerentes de asilo, as ordens de deportação emitidas nos últimos seis meses atingiram apenas 1.527.
Apenas 13% dos estrangeiros que receberam a ordem de deportação tinham um representante legal.