Por Mara Rubia Sanfi lippo Se você mora em Massachusetts, vai concordar que Alex Colombini é um dos empresários mais queridos da comunidade brasileira por aqui. E, se já sentou pra tomar um café com ele, aí você tem a certeza. Este baiano de Jequié está sempre bem-humorado, é camarada, apaixonado pelos amigos e família e também muito sério e profissional com o trabalho.
Formado em Direito em Governador Valadares, ele e a esposa vieram como “mochileiros” para aprender inglês. Passaram-se 17 anos, chegaram três fi lhos, negócios e uma vida totalmente integrada nos Estados Unidos. De entregador a dono de jornal Alex chegou em Boston em 2005, e, no ano seguinte, um anúncio num jornal brasileiro procurava por “entregador/vendedor”.
Se candidatou à vaga no Jornal do Sports e mostrou todo seu potencial como empreendedor. Logo tornou-se gerente e, seis anos depois compraria o mesmo jornal, do empresário Walter Martins, a quem chama de amigo, mentor – e cliente.
“Na época meu maior desafio foi fazer frente aos dez outros jornais existentes. Não foi simples, mas tenho orgulho de dizer que sempre fiz um atendimento personalizado, falei a verdade, entreguei muito mais do que prometi, trouxe resultados e com isto consegui fidelizar meus clientes. Mais de 80% deles está há mais de dez anos conosco.
Construímos um relacionamento juntos”, conta. Acompanhando a evolução e necessidades do mercado, Alex Colombini montou a própria agência de publicidade fazendo comerciais para TV, marketing digital, e os dois programas de rádio de grande sucesso que produz na Rádio 1360 AM em Boston.
Destaque na mídia comunitária nos Estados Unidos, o empresário é um dos vice-presidentes da Associação Brasileira de Imprensa Internacional – ABI-Inter. É também sócio-diretor do Focus Brasil Boston onde atua fortemente no Painel de Business. Alex se entusiasma ao falar do evento que acontecerá, pelo terceiro ano em Boston nos dias 3 a 6 de junho de 2020.
“É a maior plataforma de eventos e premiações que busca valorizar a imagem positiva do Brasil e dos brasileiros ao redor do mundo. Este ano serão 15 edições, em oito países diferentes, incluindo o Brasil”. O empresariado em Massachusetts “Há vários empresários muito bem sucedidos aqui. Pessoas de bem, ousados, visionários que enxergaram oportunidades e se lançaram sobre elas.
Alguns talvez nem estavam preparados mas foram aprendendo, se qualificando e assim valorizando nossa gente e fortalecendo a classe empresarial local”, pondera. Segundo Colombini, “o sucesso deixa rastro” e os que querem empreender devem seguir alguns passos: se espelhar em empresas sólidas e de sucesso, descobrir seu nicho de mercado, mostrar qualidade, excelência no atendimento, equipe qualificada, estratégia de marketing, constância no projeto e não ter medo de correr riscos.
A família Negócios à parte, nosso empresário de destaque desta edição diz que “não adianta construir uma empresa e destruir uma família”, por isto ele busca o equilíbrio e faz questão de estar com a esposa Fernanda e os filhos Alex Junior, 12 anos, Giovanna, onze anos e David, quatro anos o máximo que pode.
É comum ver em suas mídias sociais fotos de seus passeios frequentes, apesar de dividir sua agenda entre Boston e Orlando. “Eles são meu combustível, meu porto seguro e o bem mais precioso que Deus me confiou”.